China prepara lançamento da nave espacial tripulada

por Lusa
A China vai lançar uma nova nave espacial tripulada Wang Jiangbo - Xinhua via EPA

A nave espacial Shenzhou-18 será lançada na quinta-feira com tripulação, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan (noroeste), anunciou a Agência Espacial de Missões Tripuladas da China (AEMT).

A tripulação Shenzhou-18 vai ser composta pelos astronautas chineses Ye Guangfu, designado comandante da missão, Li Cong e Li Guangsu, disse hoje a AEMT, em conferência de imprensa.

Os astronautas planeiam realizar "duas a três atividades extra-veiculares e seis saídas de carga durante a sua estadia de seis meses em órbita", revelou a agência.

Para além da missão tripulada, a Shenzhou-18 vai transportar equipamento experimental e amostras relacionadas para levar a cabo o primeiro projeto nacional de investigação ecológica aquática em órbita, segundo a agência.

O projeto, centrado no peixe-zebra e na planta erva-do-peixe-dourado ('Ceratophyllum demersum'), visa estabelecer um ecossistema aquático estável e circulante no espaço, de acordo com a AEMT.

No mesmo anúncio, a agência informou que a China está a finalizar a seleção do quarto grupo de "taikonautas" (como são conhecidos os astronautas chineses), que serão responsáveis pelas próximas tarefas na estação espacial chinesa, denominada Tiangong ("Palácio Celestial", em mandarim), e posteriormente pela realização de missões de aterragem lunar no satélite da Terra.

A agência espacial chinesa disse também que vai acelerar a investigação e encorajar a participação de astronautas e turistas espaciais estrangeiros nos voos para a estação espacial.

 

Tópicos
PUB