Confirmado. Trump pediu ao presidente ucraniano que investigasse Biden

A Casa Branca publicou a transcrição do telefonema entre Donald Trump e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na transcrição vê-se confirmada a alegação que está a constituir a base para o processo de impeachment do presidente norte-americano.

RTP /
Carlos Barria, Reuters

Donald Trump, a caminho de disputar a investidura republicana para se recandidatar à presidência, pediu ao presidente ucraniano, em telefonema de 25 de julho deste ano, que investigasse um dossier potencialmente comprometedor para o seu possível rival Joe Biden, candidato à investidura pelos democratas.

Uma das citações literais da transcrição é a frase de Trump, dirigida a Zelensky: "Fala-se muito do filho de Biden e do facto de Biden ter travado o inquérito e de muita gente querer saber mais sobre este assunto, portanto seria óptimo se você pudesse debruçar-se sobre ele".

Segundo a Agência France Press, Trump propôs no mesmo telefonema que Zelensky se debruçasse sobre o assunto em colaboração com Rudi Giuliani, advogado do mesmo Trump, e com o ministro norte-americano da Justiça, William Barr.
PUB