Coreia do Norte ameaça lançar bomba de hidrogénio no Pacífico

por RTP
KCNA

O ministro norte-coreano dos Negócios Estrangeiros disse que o seu país poderá fazer um teste com uma bomba nuclear de hidrogénio no oceano Pacífico, uma "resposta ao mais alto nível" contra os EUA. Kim Jong-Un diz que Trump vai "pagar caro" pelas ameaças e diz que o Presidente está "mentalmente perturbado". Donald Trump respondeu no mesmo tom. Diz que o líder norte-coreano é um “louco que não se importa de deixar à fome ou matar o seu povo, ele vai ser testado como nunca antes foi”.

"Poderá tratar-se da mais poderosa das detonações de uma bomba H no Pacífico", disse Ri Yong-ho aos órgãos de comunicação sul-coreanos no hotel em Nova Iorque, onde se encontra para assistir à 72ª Assembleia Geral da ONU.

Ri respondia assim a uma questão sobre a mensagem do líder Kim Jong-un que, em declarações recolhidas pouco antes pelos media norte-coreanos, advertiu o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que iria pagar muito caro pelo seu "excêntrico" discurso perante a ONU, no qual ameaçou destruir totalmente a Coreia do Norte.

"Farei com que o homem à frente do comando supremo nos Estados Unidos pague caro pelo seu discurso a pedir a destruição total da Coreia do Norte", disse Kim Jong-un, de acordo com a agência estatal KCNA, citado pela francesa France Presse.

O líder norte-coreano classificou Donald Trump como um "criminoso e um gangster que gosta de brincar com o fogo", frisando que o Presidente dos Estados Unidos é "impróprio para manter o comando supremo de um país".

"Testado como nunca antes foi"

Donald Trump respondeu no Twitter, como já é hábito. Argumentou que "Kim Jong-un da Coreia do Norte, que é obviamente um louco [madman] que não se importa de deixar à fome ou matar o seu povo, vai ser testado como nunca antes foi”.


O Presidente norte-americano defendeu na terça-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso o regime de Pyongyang continue a ameaçar os Estados Unidos e os seus aliados.

"É altura de a Coreia do Norte perceber que a sua desnuclearização é o único futuro aceitável", advertiu Trump.Japão "preparado" para ameaça da bomba de hidrogénio
O porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, assegurou que o Japão "está preparado para esta situação"[ameaça de lançamento de uma bomba de hidrogénio no Pacífico], já que as autoridades estão "a vigiar com cautela" e classificou de "inaceitável" a ameaça do regime norte-coreano.

"O Japão fará todos os esforços necessários para proteger a segurança do povo japonês", disse, em conferência de imprensa.

Kremlin preocupado com troca de ameaças
Os russos dizem estar “profundamente preocupados” com a “escalada de tensão” que resulta da troca de ameaças entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano.

Moscovo está preocupado com as declarações “grosseiras e plenas de ameaças”, refere Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, apelando novamente à contenção.

“Moscovo continua convencido que não há outra solução senão uma resolução política e diplomático para o problema norte-coreano”, reforçou Peskov. “Qualquer outro desenvolvimento pode ter consequências indesejáveis e mesmo catastróficas”.
China insta Coreia do Norte a travar caminho perigoso
O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros lançou um apelo à Coreia do Norte para deixar de persistir no caminho perigoso que está a percorrer e pediu aos Estados Unidos que cumpra as promessas de não-agressão em relação a Pyongyang.

“Não importa as alterações de circunstância, não importa quanto tempo pode demorar, não importa as dificuldades que enfrentamos. A China sempre manterá o objetivo de desnuclearização da península [coreana], movendo-se no sentido de negociações”, disse Wang Yi no discurso nas Nações Unidas esta quinta-feira.

Esta sexta-feira, foi reforçado o pedido de contenção de todas as partes, perante a mais recente ameaça dos norte-coreanos.

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, advogou ainda que a China se opõe a sanções unilaterais impostas fora do âmbito das Nações Unidas. Donald Trump anunciou esta quinta-feira que vai aplicar um novo conjunto de sanções contra a Coreia do Norte.

 

c/Lusa
Tópicos
pub