Donald Trump anuncia novas sanções à Coreia do Norte

por RTP
Reuters

O presidente norte-americano anunciou esta quinta-feira novas sanções contra a Coreia do Norte. Donald Trump deu autorização ao Tesouro americano para visar empresas e instituições financeiras que mantenham negócios com o regime de Pyongyang.

O anúncio de Donald Trump surge numa altura em que o presidente norte-americano se encontra em conversações com os líderes da Coreia do Sul e Japão, e em que explica que pretende impor novas sanções à Coreia do Norte para tentar uma desnuclearização completa do regime de Pyongyang.

O presidente do executivo norte-americano revelou que o Banco Nacional chinês já deu ordens a outras instituições financeiras para terminarem qualquer ligação económica à Coreia do Norte.

"As novas sanções vão cortar as receitas que financiam a Coreia do Norte para criar e desenvolver as armas mais mortíferas conhecidas pelo homem", declarou Donald Trump.

Trump assinalou que nos últimos 25 anos os Estados Unidos têm estado comprometidos a tentar resolver a situação da Coreia do Norte, apesar de acusar antigas administrações de nada terem feito, ressalvando que é por esse mesmo facto que o mundo está a ser confrontado com o problema que vive nos dias de hoje.

As sanções norte-americanas acontecem menos de duas semanas depois de ONU ter aprovado um novo lote de medidas contra Pyongyang. Donald Trump assegurou que as indústrias téxtil, piscatória e de tecnologias de informação norte-coreanas serão as mais afetadas.
Acordo político na União Europeia
Os 28 estados membros da União Europeia chegaram a um acordo político para a imposição de novas sanções à Coreia do Norte. Anunciadas por Donald Trump esta quinta-feira, as novas medidas têm como objetivo punir os vários lançamentos de mísseis balísiticos por parte de Pyongyang.

Um complemento às sanções já aprovadas pelas Nações Unidas há poucos dias, que incluíam uma proibição total da exportação de petróleo e investimento europeu na Coreia do Norte.

De acordo com fontes diplomáticas que falaram à AFP, é objetivo da União Europeia baixar o limite de remessas de dinheiro que chega à Coreia do Norte e a Comissão Europeia foi convidada a rever os produtos de luxo que não devem ser exportados para o país da península coreana.

Existe também a possibilidade de reduzir o número de trabalhadores norte-coreanos na Polónia, que está cifrado entre os 300 e os 500.
Tópicos
pub