Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares

por RTP

A Coreia do Norte anunciou que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares. Donald Trump já saudou a decisão da Coreia do Norte e destacou que é "um grande progresso" a poucas semanas da esperada cimeira entre os dois países.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte adiantou que a suspensão dos testes nucleares tem efeito a partir deste sábado.

O anúncio acontece dias antes de o líder norte-coreano Kim Jong-un se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in numa localidade fronteiriça para uma rara cimeira entre os dois países que tem por objetivo resolver a disputa nuclear com Pyongyang.

O país disse agora que está a mudar o foco da sua política nacional, concentrando-se em melhorar a sua economia.

A decisão da Coreia do Norte foi tomada numa reunião do Comité Central do partido no poder, que acordou discutir "um novo período" de políticas no país.

Donald Trump já saudou a decisão da Coreia do Norte de suspender todos os testes com mísseis. No Twitter, o presidente dos Estados Unidos destacou que é "um grande progresso" a poucas semanas da esperada cimeira entre os dois países.


O primeiro-ministro do Japão também já saudou a decisão de Kim Jong-un.

Shinzo Abe avisa, no entanto, que é preciso garantir que o regime vai mesmo abandonar o programa nuclear.

O líder norte coreano anunciou ainda que vai encerrar as instalações onde se realizam esses ensaios nucleares.

O líder disse ao Partido que já existe a capacidade de lançar uma bomba nuclear e que agora o país quer juntar-se aos esforços globais para suspender completamente os testes.

O regime de Piongyang dá, assim, um sinal de predisposição para desistir das armas nucleares, sem exigir condições.
pub