Coreia do Norte dispara míssil em direção ao Japão

por RTP
O míssil passou sobre o norte do Japão, tendo sido acionado o sistema de alerta. (Imagem de Arquivo). EPA/KCNA

A Coreia do Norte lançou esta noite um míssil de tipo não identificado em direção a território japonês. Segundo o governo nipónico, o míssil sobrevoou o norte do Japão, tendo sido acionado o sistema de alerta. O projétil caiu no mar a cerca de mil quilómetros da ilha de Hokkaido.

A estação televisiva japonesa indica ainda que o míssil se partiu em três e caiu no mar.

A Coreia do Sul confirmou já o lançamento do projétil por parte de Pyongyang. Seul aponta que o lançamento foi realizado por volta das 5h57 locais – 21h57 em Lisboa - e que o míssil voou cerca de 2.700 quilómetros.

As autoridades japonesas pediram mesmo à população do norte do país para que tomassem precauções. O primeiro-ministro japonês garantiu já que tudo será feito para proteger os cidadãos e fala numa "ameaça grave e sem precedentes" à segurança do país.

O governo japonês indica que o míssil caiu no mar a cerca de 1,180 quilómetros do cabo Erimo, situado na ilha de Hokkaido. O Executivo nipónico considera estar-se perante uma clara violação das resoluções das Nações Unidas e promete trabalhar com Washington e Seul para responder de forma apropriada.

O Pentágono confirmou já o lançamento do míssil por parte da Coreia do Norte. As autoridades norte-americanas garantiram que o projétil não representou uma ameaça para a América do Norte.

O regime de Kim Jong-Un tinha recentemente ameaçado disparar contra a ilha de Guam, um território norte-americano no Pacífico. Um disparo contra Guam teria sempre de sobrevoar território japonês, como sucedeu esta noite.

Nova ameaça aos Estados Unidos

Este novo lançamento por parte de Pyongyang surge poucas horas depois de a Coreia do Norte ter ameaçado "afundar todo o território" dos Estados Unidos, caso a administração de Donald Trump tente invadir o país asiático, no âmbito das tensões permanentes entre as duas partes.

O regime de Kim Jong-un lançou a ameaça através dos meios oficiais, fazendo-a coincidir com o Dia Nacional do Exército Naval e depois de ter avançado, no sábado, com um mais um teste de misseis balísticos de curto alcance.

No diário oficial do Partido dos Trabalhadores também se escreveu que o país "é agora capaz de apunhalar as costas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos com o punhal da destruição quando o desejar", graças à tecnologia de misseis balísticos lançados a partir de submarinos, testada em abril do ano passado.

O último teste norte-coreano de misseis tinha acontecido no sábado, quando Pyongyang lançou três projeteis balísticos de curto alcance no mar do Japão, depois de um mês de silêncio balístico e depois de uma escalada de tensão entre os dois países.
pub