Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Segundo o último boletim epidemiológico, nas últimas 24 horas Portugal somou três casos mortais de Covid-19, 229 infeções e 370 pessoas dadas como recuperadas. Com esta atualização de dados, o total de óbitos ocorridos desde o início da pandemia ascende a 1705. O número de casos confirmados de infeção é agora de 49.379 e o de doentes recuperados de 34.369.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI


23h49 - Brasil regista quase 60 mil casos e 1.311 mortes em 24 horas

O Brasil registou 59.961 casos de infeção e 1.311 mortes associados à covid-19 nas últimas 24 horas, segundo um balanço divulgado esta quinta-feira pelo Mistério da Saúde.

O país contabiliza oficialmente 2.287.475 casos e 84.082 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

Hoje, o Brasil registou o segundo maior número de notificações de casos da doença num mesmo dia. O recorde tinha ocorrido na quarta-feira, quando o executivo brasileiro confirmou 67.860 pessoas infetadas pela covid-19 em 24 horas.

Segundo o Governo, 1.570.237 pessoas infetadas já estão recuperadas e outras 633.156 estão sob acompanhamento.

22h40 - Presidente da África do Sul fecha escolas públicas por um mês

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje um novo encerramento das escolas públicas do país por mais um mês devido à pandemia do novo coronavírus.

“O Governo decidiu hoje que todas as escolas públicas devem fechar durante as próximas quatro semanas”, afirmou Ramaphosa num discurso transmitido pelas televisões sul-africanas e citado pela agência France-Presse.

O chefe de Estado apontou que “a tempestade do coronavírus, efetivamente, chegou” à África do Sul, assinalando que o país é o quinto com mais casos no mundo, com 408.052 infeções registadas desde o início da pandemia.

A África do Sul é um dos 20 países com mais mortes causadas pela doença provocada pelo novo coronavírus, com 6.093 vítimas mortais.

22h18 - Conselho de Estado espera "alargado consenso" sobre aplicação de fundos europeus

O Conselho de Estado considerou hoje que os fundos europeus podem ser um contributo para o crescimento económico, o emprego e a justiça social em Portugal e espera que sejam aplicados "com rigor, transparência" e "alargado consenso".

Esta posição consta de uma nota informativa divulgada no final da reunião do órgão político de consulta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se realizou hoje por videoconferência.

De acordo com a nota divulgada, o Conselho de Estado "analisou a situação social e económica decorrente do contexto pandémico ainda em curso, tendo debatido não só o enquadramento das respostas de Portugal para a recuperação conjuntural como as transformações estruturais, essencialmente perspetivadas para o médio e o longo prazos".

22h10 - Conselho de Estado espera "alargado consenso" sobre aplicação de fundos europeus

O Conselho de Estado considerou hoje que os fundos europeus podem ser um contributo para o crescimento económico, o emprego e a justiça social em Portugal e espera que sejam aplicados "com rigor, transparência" e "alargado consenso".

Esta posição consta de uma nota informativa divulgada no final da reunião do órgão político de consulta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se realizou hoje por videoconferência.

De acordo com a nota divulgada, o Conselho de Estado "analisou a situação social e económica decorrente do contexto pandémico ainda em curso, tendo debatido não só o enquadramento das respostas de Portugal para a recuperação conjuntural como as transformações estruturais, essencialmente perspetivadas para o médio e o longo prazos".

22h00 - EUA ultrapassam os quatro milhões de infetados

Os Estados Unidos ultrapassaram os quatro milhões de infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com o último balanço feito hoje pela Universidade Johns Hopkins.

De acordo com esta instituição, os EUA registaram até hoje 4.005.414 pessoas contagiadas pelo SARS-CoV-2 e mais de 143.800 mortos.

Os Estados Unidos são, em números absolutos, o país mais prejudicado pela pandemia.

21h46 - Arrecadação de impostos cai quase 30% no Brasil em junho

A arrecadação de impostos pagos ao Governo central do Brasil registou uma queda de 29,59% em junho de 2020, face ao mesmo mês de 2019, descontada a inflação, informou hoje a Receita Federal do país.

A queda na arrecadação do Governo central brasileiro deu-se principalmente por causa do adiamento no pagamento de impostos, que estão entre as medidas adotadas para aliviar os efeitos da paralisação económica causada pelo novo coronavírus.

Houve também a redução de impostos em algumas categorias e a redução a zero de tributos federais sobre alguns produtos, nomeadamente de materiais e equipamentos importados usados na área médica que tiveram uma elevada procura por causa da pandemia de Covid-19.

21h22 - Europa ultrapassa barreira dos três milhões de infetados

A Europa ultrapassou hoje a barreira dos três milhões de casos de Covid-19, quando a progressão da epidemia é preocupante, sobretudo no continente americano, mas também na Ásia ou Austrália, forçando muitos países a endurecerem medidas sanitárias.

Segundo dados oficiais recolhidos pela agência noticiosa francesa AFP, no total, 627.307 pessoas morreram da Covid-19 em todo o mundo devido a cerca de 15 milhões de infeções pelo novo coronavírus.

Na Europa, os eurodeputados ameaçaram hoje não aprovar o acordo orçamental de longo prazo da UE encontrado pelos 27 "se não forem encontradas evoluções na pandemia", já que atualmente são contabilizados oficialmente 3.007.088 casos da Covid-19 e 206.714 mortes.

20h34 - Angola lamenta morte do primeiro profissional de saúde devido à doença

Angola registou, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de Covid-19, elevando o total para 851, anunciou um responsável do Governo, que lamentou também a morte do primeiro profissional de saúde devido à doença no país.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, iniciou hoje o habitual boletim epidemiológico divulgado em Luanda, com um minuto de silêncio pelo médico e por um comandante dos bombeiros, “dois combatentes incansáveis” contra a Covid-19 que fazem parte dos 33 óbitos contabilizados atualmente em Angola.

Os 39 novos casos são todos de Luanda, com idades entre um e 73 anos, sendo 15 do sexo masculino e 14 de sexo feminino. Foram também recuperadas dez pessoas.

20h17 - Aprovado regime que alarga prestações para estabelecimentos pagarem rendas vencidas

Os deputados aprovaram a proposta do Governo que dá mais tempo aos inquilinos não habitacionais que aderiram à moratória para pagarem rendas vencidas e abre a possibilidade de os senhorios poderem recorrer a empréstimos.

Em causa está a proposta do Governo que altera o regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda nos contratos de arrendamento não habitacional, no âmbito da pandemia da Covid-19 e que foi aprovada com o voto a favor do PS, PSD PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues e com a abstenção do BE, PCP, CDS-PP, Verdes e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

Esta proposta do Governo segue a linha do regime excecional que já tinha sido posto em marcha durante o estado de emergência, e atua em três frentes: alarga até ao terceiro mês subsequente ao do encerramento da atividade a possibilidade de diferimento das rendas, permite que os montantes de rendas vencidos durante o ano de 2020 possam ser pagos apenas a partir de janeiro de 2021, em 24 mensalidades; e institui um mecanismo negocial formal em que senhorios e inquilinos podem chegar a um melhor entendimento do que o previsto na lei – como o perdão de rendas, por exemplo.

Durante o debate na especialidade, a proposta passou a contemplar a possibilidade de os senhorios cujos arrendatários deixem de pagar as rendas solicitarem a concessão “de uma linha de crédito com custos reduzidos, a regulamentar”.

19h59 - Jogos Olímpicos de 2021 são “luz ao fundo do túnel” para a humanidade

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, considerou hoje que os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que arrancam dentro de um ano, no Japão, trazem "esperança" à humanidade, num período difícil marcado pela pandemia de Covid-19.

"Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, em 2021, podem, devem e vão ser a luz ao fundo do túnel para toda a humanidade neste momento, em que vivemos um período de grande incerteza", afirmou o responsável, numa mensagem divulgada pelo COI na data em que se assinala um ano de distância para o início das Olimpíadas.

Segundo Bach, a marca de um ano para Tóquio2020 é "muito significativa", não só para o desporto, mas para o mundo, garantindo que o COI vai fazer tudo para transformar os Jogos num "grande festival de esperança, resiliência e solidariedade".

19h33 - Mais 36 casos em Cabo Verde aumentam total para 2.190 infeções

19h32 - Madeira mantém 102 casos e regista mais um doente recuperado

19h19 - África com recorde de 834 mortos em 24 horas para total de 16.434

18h47 - Autoridades francesas alertam para o aumento significativo de novos casos de Covid no país

As autoridades de saúde no país registaram esta quinta-feira o que consideram um aumento significativo do número de novos casos e de vítimas mortais.

Mais 10 mortos em relação ao dia de ontem, para um total de 30.182.

O número de novos casos também aumentou em mil, uma variação que representa um aumento de 66 por cento em três semanas.

17h16 - Governo aprovou versão final do diploma da aplicação 'STAYAWAY COVID'

17h11 - Covid-19: Mais 25 infeções em Moçambique sobem total para 1.583 casos

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 25 casos positivos de covid-19, elevando o total para 1.583, mantendo-se com 11 óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Dos 25 casos registados, "24 são de nacionalidade moçambicana e um é camaronês residente no país", disse a diretora de Saúde Pública moçambicana, Rosa Marlene, na atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

Os novos casos foram registados nas províncias de Cabo Delgado (21), Nampula (02), Manica (01) e cidade de Maputo (01).

"Dois casos são de menores de 5 anos", acrescentou Rosa Marlene.

17h10 - OMS rejeita acusações "falsas e inaceitáveis" de chefe da diplomacia dos EUA

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) rejeitou hoje as "falsas e inaceitáveis" declarações do secretário de Estado norte-americano, que alegadamente o acusou de ter sido "comprado" pelo Governo chinês.

"As alegações são falsas, inaceitáveis e não têm qualquer fundamento", afirmou Tedros Ghebreyesus em conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, quando questionado sobre as declarações feitas pelo funcionário da administração Trump em Londres, na terça-feira.

Segundo fontes citadas na imprensa britânica, Mike Pompeo terá dito: "Quando as coisas começaram a mudar, no momento mais importante, quando houve uma pandemia na China, o doutor Tedros, que foi comprado pelo Governo chinês... não posso dizer mais nada, mas posso dizer, afirmo que, com base em informações sólidas, que foi alcançado um acordo por ocasião da eleição do Senhor Tedros à frente da OMS", durante um encontro com deputados britânicos onde os jornalistas não estiveram presente.

Tedros Ghebreyesus afirmou hoje que a OMS "não se deixará distrair" da sua missão que é "salvar vidas, a única coisa que interessa".

16h47 - África do Sul regista subida de 60% na mortalidade

A mortalidade que era expectável nesta altura do ano na África do Sul subiu, nas últimas semanas, em 60 por cento, admitindo-se que esteja relacionada com a pandemia de covid-19 e podendo em parte ser atribuível a casos não diagnosticados ou a efeitos colaterais da pandemia.

A África do Sul é neste momento o país africano mais afectado pela pandemia, registando um aumento diário de casos diagnosticados na ordem dos 10.000. O total de casos diagnosticados até agora monta a cerca de 400.000, havendo ainda registo de 5.940 mortes de covid-19.

16h13 - Espanha com mais 2615 casos de Covid-19 para um total de 270.166

16h12 - Estudo da ONU defende entregas em dinheiro às populações mais vulneráveis

Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) defendeu hoje a atribuição de um subsídio temporário de rendimento básico, através de entregas em dinheiro, para aliviar a crise económica em 132 países em desenvolvimento.

15h57 - Casos na República Checa a aumentar

O país que já tinha dado a pandemia como controlada registou na quarta-feira 247 novos casos.

Um surto numa discoteca de Praga originou até agora 98 casos, incluindo vários jogadores de futebol.

15h39 - Empresa de transformação de carnes em Tomar com 40 casos positivos

Um total de 40 dos 206 trabalhadores da empresa de transformação de carnes Ribasabores, em Tomar, testaram positivo à covid-19, segundo uma atualização de dados realizada hoje relativa ao surto detetado na terça-feira.

A presidente da Câmara Municipal de Tomar (distrito de Santarém), Anabela Freitas, disse que 14 dos trabalhadores foram transferidos para a base naval do Alfeite (10 na quarta-feira e quatro durante o dia de hoje), uma vez que não possuem habitações com condições para cumprirem o confinamento de 14 dias a que estão obrigados.

15h32 - Pedidos de subsídio de desemprego aumentam nos Estados Unidos

Mais de 1,4 milhões de pessoas solicitaram na semana passada subsídio de desemprego nos Estados Unidos, uma subida em relação à semana anterior que reflete um aumento dos casos de covid-19, de acordo com dados divulgados hoje.

15h25 - Investigadores portugueses estudam novo medicamento para prevenir e tratar a Covid-19


14h59 - EUA. 2600 novas infeções de Covid-19 a cada hora

Casos do novo coronavírus nos EUA próximo e quatro milhões de acordo com contabilidade da Reuters

14h43 - Partidos reconhecem mudanças nas metas e estratégias políticas

Os partidos são unânimes em reconhecer que a Covid-19 mudou metas e estratégias políticas. No balanço da sessão legislativa, o PSD nega que o apoio ao Governo durante a pandemia signifique um bloco central.
O Partido Socialista reconhece que a ambição mudou, até porque contava com um excedente orçamental.

14h38 - American Airlines acumula perdas de 2,07 mil milhões de dólares

A American Airlines anunciou esta quinta-feira ter perdido 2,07 mil milhões de dólares, ou 1,78 mil milhões de euros, no segundo trimestre, o que atribuiu à quebra nas viagens aéreas causada pela pandemia de Covid-19.

De abril a junho de 2019, a transportadora aérea norte-americana havia alcançado um lucro de 662 milhões de dólares.

O volume de negócios no segundo trimestre deste ano, que coincidiu com as medidas de confinamento adotadas para travar a pandemia, caiu em 86 por cento para 1,62 mil milhões de dólares, adiantou a American Airlines.

"Este foi um dos trimestres mais difíceis da história da American Airlines", afirmou o presidente executivo da empresa, Doug Parker, citado no comunicado, destacando os esforços da companhia aérea para "aumentar a liquidez, manter trabalhadores e garantir que os clientes viajam com segurança".

14h37 - #CovidNãoDorme. A nova campanha de prevenção contra o vírus

A autoridade regional de saúde do Norte pediu a colaboração da ilustradora "Clara Não".
As imagens já estão a ser partilhadas no Instagram, como forma de alertar que o vírus ainda não desapareceu.

14h32 - Pandemia já matou mais de 627 mil pessoas e infetou 15,2 milhões

A pandemia da doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 já provocou a morte a mais de 627 mil pessoas e infetou mais de 15,2 milhões em todo o mundo, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Até às 11h00 desta quinta-feira, estavam registados pelo menos 627.307 mortos e 15.253.270 casos de infeção em 196 países e territórios, desde o início da pandemia.

Pelo menos 8.535.200 pessoas foram consideradas curadas.

14h26 - Mais de dez mil profissionais de saúde em África infetados

Mais de dez mil profissionais de saúde no Continente Africano estão infetados com a Covid-19, adianta a diretora regional da Organização Mundial da Saúde.

Matshidiso Moeti pronunciava-se durante um encontro online<&i> com especialistas em saúde sobre a pandemia da Covid-19, dedicado à forma como os profissionais estão a ser atingidos pela doença.

Embora a OMS admita dificuldades no registo de profissionais de saúde afetados, estão registados mais de dez mil trabalhadores de saúde com o novo coronavírus.

Sobre estes profissionais, Moeti disse que é preciso apurar, com rigor crescente, como estão a ser tratados aqueles que tratam dos demais.

"Os trabalhadores da saúde receiam levar o vírus para casa, sofrem pressões psicossociais por trabalharem 24 horas por dia e, em algumas comunidades, enfrentam o estigma e a discriminação", fez notar a responsável.

13h30 - Direção-Geral da Saúde atualiza números da pandemia

Segundo o último boletim epidemiológico, que acaba de ser divulgado, nas últimas 24 horas Portugal somou três casos mortais de Covid-19, 229 infeções e 370 pessoas dadas como recuperadas.

Com esta atualização de dados, o total de óbitos ocorridos desde o início da pandemia ascende a 1705. O número de casos confirmados de infeção é agora de 49.379 e o de doentes recuperados de 34.369.

Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos, acumula esta quinta-feira 24.857 casos, mais 17 do que na véspera, e mais dois casos mortais de Covid-19.

Aguardam, neste momento, resultados laboratoriais 1454 pessoas. O número de contactos sob vigilância das autoridades de saúde do país é de 34.966.

13h12 - Detidos dois homens em Reguengos de Monsaraz por alegado desrespeito ao confinamento

Dois homens, de 21 e 34 anos, foram detidos pela GNR em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, por alegado desrespeito às regras de confinamento a que estavam obrigados no quadro da pandemia.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana indica que as detenções foram feitas por militares do posto de Reguengos de Monsaraz, na sequência de uma denúncia de que os homens estariam a infringir a obrigatoriedade de confinamento domiciliário.

Os militares deslocaram-se ao local e verificaram que os suspeitos encontravam-se na via pública, em infração ao confinamento que lhes estava determinado pela Autoridade de Saúde Pública.

Os dois homens foram detidos e reencaminhados para a respetiva residência, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial da cidade.
 
13h00 - Universidade de Coimbra produz biospray anti-coronavírus

Um spray contra o novo coronavírus produzido na Universidade de Coimbra vale o Prémio de Inovação em Saúde ao Centro de Neurociências e Biologia Celular da instituição.

O biospray é capaz de neutralizar o coronavírus em superfícies. É um projeto de baixo custo, porque os anticorpos são produzidos em ovos de galinhas.
O repórter da Antena 1 Horácio Antunes foi conhecer esta investigação em Coimbra.

12h51 - Moura prolonga medidas de apoio até final de setembro

A Câmara Municipal de Moura decidiu prorrogar até final de setembro as medidas excecionais de apoio a famílias, empresas e instituições do concelho, aprovadas em abril na sequência da pandemia de Covid-19.

As medidas, que visam "minimizar os impactos financeiros e económicos ocasionados pela perda de rendimentos e atividades económicas" da população do concelho, estavam em vigor até junho. Todavia, a autarquia decidiu-se pelo prolongamento, dado que "a atual situação epidemiológica está longe de ser erradicada".

"O apoio à população é fundamental e essencial ao seu bem-estar, sendo exemplo disso duas medidas disponibilizadas pelo município, o programa Abem e a medida Prato Quente, que tiveram um aumento significativo de beneficiários, chegando, atualmente, a 182 e 124 pessoas, respetivamente", refere um comunicado do município, citado pela Lusa.

12h47 - Loures vê condições para fazer sair duas freguesias da calamidade

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, considera estarem reunidas as condições para que as duas freguesias do concelho com mais restrições possam sair na próxima semana da situação de calamidade.

"Se se confirmar a trajetória de descida, quer do número de casos ativos, quer do número de novos casos diários, eu julgo que estão criadas as condições para as nossas freguesias saírem do estado de calamidade", afirmou o autarca, ouvido pela Lusa.

Em causa estão as Uniões de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, e de Sacavém e Prior Velho, duas das 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com medidas mais restritivas devido ao surto da Covid-19.

Bernardino Soares adiantou que, neste momento, em todo o concelho de Loures estão ativos cerca de 350 casos, "um número muito abaixo" dos que já se verificaram.

"Os últimos números apontam para uma média de 19 casos diários, muito abaixo dos 30, 40, 50 que tivemos noutras semanas. Portanto, a situação está bastante normalizada".

12h01 - "Sério risco" de problemas adicionais de saúde mental

A pandemia da Covid-19 representa "um sério risco" de problemas adicionais de saúde mental, sendo "particularmente preocupantes" as perturbações nos próximos meses, devido "às graves consequências" sociais e económicas da crise, alerta um relatório.

"A situação de isolamento, de incerteza quanto ao futuro, de perda e de luto poderá determinar, numa primeira fase, um aumento dos problemas de ansiedade e depressivos, na maior parte dos casos autolimitados e de gravidade ligeira", refere o relatório Estado da nação e as políticas públicas, organizado pelo ISCTE.

"São particularmente preocupantes as perturbações mentais que se desenvolverão ou agravarão nos próximos meses, principalmente devido às graves consequências sociais e económicas desta crise de saúde pública (pobreza, desemprego, precariedade, insegurança e endividamento)".

A análise é da economista da saúde e gestora hospitalar Ana Sofia Ferreira, da psiquiatra Manuela Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e de Julian Perelman, da Escola Nacional de Saúde Pública. Estes especialistas destacam que Portugal está em quinto lugar, entre os países da OCDE, no consumo de antidepressivos, apresentando também elevado consumo de ansiolíticos.

11h52 - Crise deixou a nu problema democrático para os media

A Comissão Europeia conclui que a crise gerada pela pandemia da Covid-19 revelou um "problema democrático" para os meios de comunicação social na Europa, nomeadamente pela diminuição das receitas. Bruxelas frisa que "a pressão económica não pode tornar-se em pressão política".

"A crise da Covid-19 salientou o papel crucial dos jornalistas, que têm estado na linha da frente, pondo por vezes a sua saúde em risco e trabalhando em condições muito difíceis, mas a crise também revelou [...] uma descida nas receitas e isto não só é um problema económico, como também um problema democrático", declarou a vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta dos Valores e Transparência, Vera Jourova, falando com alguns meios de comunicação social europeus, incluindo a agência Lusa.

Quanto ao estudo Media Pluralism Monitor, agora divulgado e segundo o qual os media na Europa enfrentam múltiplas ameaças, como o aumento do assédio a jornalistas, nomeadamente por políticos, a crescente incerteza económica e a esfera dos online a falhar o reforço do pluralismo , Vera Jourova notou que tais dificuldades foram "amplificadas com a crise".

A responsável enfatiza a necessidade de "salvaguardar condições básicas de trabalho para os jornalistas", assim como "a sua proteção e os seus direitos", numa altura em que "os media estão a perder dinheiro, mas também pessoas".

10h57 - Buenos Aires paga para que infetados aceitem confinamento

O Governo da província de Buenos Aires, onde vivem 38 por cento dos argentinos, vai pagar para os doentes de baixos rendimentos, assintomáticos ou com sintomas ligeiros, aceitarem ficar internados em centros alternativos de saúde.

"Nem todos têm as mesmas condições para se isolarem nas suas casas e não se isolam porque sentem que perdem alguma coisa. Por isso, a província vai dar 500 pesos por dia (seis euros) para compensar e incentivar esse isolamento em albergues", indicou o governador provincial, Axel Kicillof.

O pagamento diário integra o programa "Acompanhar", que prevê seduzir, financeiramente, contagiados por coronavírus com sintomas ligeiros.

Para compensar a perda diária de trabalho e convencer os infetados da importância do isolamento, serão pagos 500 pesos por dia durante um período máximo de dez dias. O valor máximo de cinco mil pesos (60 euros) representa metade da ajuda financeira mensal que o Governo argentino concede a cidadãos de baixos rendimentos no contexto pandémico.

10h51 - CDC África encoraja remédios tradicionais com eficácia comprovada

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana defende a utilização de medicina tradicional africana no combate à Covid-19, sublinhando, todavia, a necessidade de garantir padrões técnicos e de eficácia.

"Sempre disse que a solução para combater a Covid-19 está na inovação, mas a inovação pode vir de vários sítios, podemos e devemos encorajar a medicina tradicional africana, como se faz com a chinesa, mas temos de garantir que a segurança do remédio é garantida, que a eficácia é assegurada e que os padrões de qualidade são aplicados de forma transversal e abrangente", afirmou John Nkengasong.

Nkengasong recordou, em conferência de imprensa, que está a ser formada uma comissão para estudar a eficácia de remédios tradicionais apresentados por alguns países, como Madagáscar e o Gana, como tendo potencial para combater a Covid-19.

"Somos a favor da utilização de remédios tradicionais, devemos tornar isso formal e fazê-lo de forma organizada e centralizada".

10h21 - Macau atribui novos cartões de consumo

As autoridades de Macau apresentaram esta quinta-feira a segunda fase do plano de incentivo ao consumo aos residentes, que arranca a 1 de agosto e pode injetar mais de 3,5 mil milhões de patacas, o equivalente a 380 milhões de euros, na economia.

O cartão de consumo eletrónico foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo Governo de Macau para responder à crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O objetivo da segunda fase passa por "continuar a estabilizar a economia local", afirmou o diretor dos Serviços de Economia, Tai Kin Ip, em conferência de imprensa.

Um primeiro montante de três mil patacas (330 euros) foi atribuído a cerca de 625 mil residentes, que levantaram o cartão, para ser gasto em maio, junho e julho. A partir de agosto, os residentes voltam a receber mais cinco mil patacas (550 euros) e o montante poderá ser gasto até 31 de dezembro.

O cartão pode ser recarregado a partir do dia 27 de julho em 190 postos, de forma eletrónica, em vários serviços públicos, associações e serviços bancários. Quem não levantou o primeiro cartão pode fazê-lo nos postos indicados, explicou ainda Tai Kin Ip.

O limite máximo de gastos diário volta a ser de 300 patacas (35 euros).

9h30 - Ponto de situação do foco em Tomar

Há um foco de Covid-19 numa empresa de transformação de carnes de Tomar. Trata-se de 40 trabalhadores da Riba Sabores, de vários setores, que testaram positivo para o novo coronavírus.

A fábrica foi encerrada por indicação da delegada regional de saúde. A câmara de Tomar está a tentar identificar outras possíveis linhas de contágio.
A reportagem da RTP falou com a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, que atualizou os dados deste surto.

9h11 - ONG doa material de proteção a jornalistas em Maputo

A delegação moçambicana do Instituto para a Comunicação Social na África Austral (Misa) doou máscaras e álcool em gel para jornalistas em Maputo.

"O lote entregue destina-se aos jornalistas da cidade e província de Maputo. Nos próximos dias, o material deverá ser distribuído pelas restantes províncias do país", afirma o Misa em nota citada pela agência Lusa.

A iniciativa tem como parceiro o Sindicato Nacional de Jornalistas e apoio da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O presidente do Misa, Fernando Gonçalves, considera que os jornalistas desempenham um papel "extremamente importante" na mobilização da população para medidas de prevenção.

"É importante que os jornalistas exerçam esse papel protegidos e sirvam como exemplos".

8h40 - China deteta mais 19 casos de contágio local no noroeste

A China diagnosticou mais 19 casos de contágio local de Covid-19 nas últimas 24 horas, quase todos na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, e três oriundos do exterior, indicaram as autoridades chinesas.

Xinjiang registou 18 novos casos, enquanto a província de Liaoning, no noroeste da China, registou um caso.

Urumqi, a capital de Xinjiang, com 3,5 milhões de habitantes, detetou um surto na semana passada, interrompendo um período de quase duas semanas sem novos casos na China.

Xinjiang implementou medidas de prevenção, incluindo a suspensão do metropolitano local e o cancelamento de centenas de voos, e iniciou uma campanha maciça de testes para tentar conter o surto o mais rapidamente possível, noticiou a imprensa local.

Pequim, onde um novo surto detetado no mês passado levou a medidas parciais de confinamento, está há mais de duas semanas sem novas infeções.

As autoridades de saúde acrescentaram que 15 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 240.

8h36 - América Latina e Caraíbas com mais de quatro milhões de casos

O número de casos de Covid-19 na região da América Latina e Caraíbas ultrapassou na quarta-feira a barreira dos quatro milhões, de acordo com a contagem da agência France Presse.

A região é uma das mais fortemente afetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV2, com 4.040.925 contaminações e 172.886 mortes associadas à pandemia de Covid-19.

O Brasil registou, sozinho, mais de 2,2 milhões de casos, sendo o segundo país mais afetado pela pandemia depois dos Estados Unidos.

As autoridades de Brasília registaram um número recorde de casos positivos nas últimas 24 horas, com 67.860 novas infeções, e os especialistas estimam que o número é subavaliado, dado o número de testes realizados ser falível.

O Brasil já conta com 82.771 mortos, seguindo-se na região da América Latina e Caraíbas o México, que ultrapassou a barreira dos 40 mil mortos na terça-feira e o Peru, que passou os 17 mil mortos na quarta-feira.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (142.312) e mais casos de infeção confirmados (mais de 3,9 milhões).

8h30 - Estados Unidos com mais 1059 mortos e 63.967 novos casos

Os Estados Unidos registaram 63.967 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, batendo pelo nono dia consecutivo as 60 mil infeções, além de 1059 mortos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Desde o ínicio da pandemia, aquele país totalizou mais de 3,9 milhões de casos confirmados e 142.942 óbitos, segundo os números contabilizados pela universidade norte-americana, sediada em Baltimore (leste), até à 1h30 desta quinta-feira em Lisboa.

Nos últimos nove dias, os Estados Unidos registaram diariamente mais de 60 mil casos de Covid-19, com um máximo de 77.638 novas infeções na sexta-feira.

Com quase 415 mil casos confirmados, a Califórnia tornou-se o estado com mais infeções por coronavírus, ultrapassando Nova Iorque. Mais de 7.800 pessoas morreram na Califórnia desde o início da pandemia, incluindo 115 no último balanço diário.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

8h20 - Alemanha divulga números

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 569 para um total de 203.368 desde o início da pandemia.

Ainda segundo os dados do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas, o número de casos mortais de Covid-19 em território alemão subiu em seis para 9101.

7h50 - Índia estabelece nova marca diária na pandemia

As autoridades de saúde da Índia reportaram mais de 45 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, uma nova marca sem precedentes no país.

As 45.720 infeções elevaram o total de contágios na Índia para 1.238.635, dos quais 29.861 resultaram em mortes.

Nas últimas 24 horas, o país reportou 685 mortos, a que acrescem 444 vítimas fatais da doença que não tinham haviam ainda notificadas.

Os governos locais na Índia têm ordenado confinamentos focados em áreas de alto risco.

Na quarta-feira, por exemplo, a região indiana de Caxemira decretou cinco dias de confinamento em zonas consideradas de risco. Já o Estado de Bengala Ocidental impôs a partir desta quinta-feira o confinamento total durante dois dias.

A Índia é o terceiro país do mundo em número de infetados, depois de Estados Unidos e Brasil.

7h44 - Tribunal de Contas quer apurar todos os gastos com a Covid-19

O Tribunal de Contas considera insuficiente a informação sobre os gastos com as medidas de resposta à Covid-19 e recomenda ao Governo que quantifique o impacto desagregado de todas elas, incluindo a receita que deixa de ser arrecadada.

A posição consta do primeiro relatório de dois que serão publicados em 2020, agora divulgado pelo Tribunal de Contas, de acompanhamento da execução orçamental sobre as medidas tomadas no âmbito da Covid-19, relativas aos primeiros três meses da pandemia (março, abril e maio).

A instituição presidida por Vitor Caldeira considera que a informação divulgada pelo Ministério das Finanças na síntese mensal da execução orçamental “é insuficiente por não permitir identificar o impacto de cada medida adotada, nem grupo de medidas”.

Além disso, o Tribunal diz que também na Segurança Social faltam conhecer os “impactos relevantes na receita” devido à isenção do pagamento de contribuições das empresas no âmbito do ‘lay-off’ simplificado, “apesar da informação estar disponível nos sistemas da Segurança Social e do seu impacto muito significativo”.

O Tribunal de Contas recomenda ao ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que garantam “a quantificação do impacto desagregado de todas as medidas tomadas no âmbito da pandemia da Covid-19, incluindo a receita que deixa de ser arrecadada”.

7h00: Ponto de situação

Está declarado um foco de Covid-19 numa empresa de transformação de carnes de Tomar. Trinta e quatro trabalhadores da Riba Sabores testaram positivo para o novo coronavírus.

A fábrica foi encerrada por indicação da delegada regional de Saúde.
A Câmara Municipal de Tomar está a tentar identificar outras linhas de contágio. Só depois decidirá se avança com medidas adicionais de prevenção.
O quadro em Portugal
De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido na tarde de quarta-feira, morreram mais cinco pessoas com Covid-19 em Portugal, face ao dia anterior.

O total de óbitos causados pela doença ascende a 1702.
Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e o jornal Público revela que 89 por cento dos inquiridos dão nota positiva ao sistema de saúde. Mas 36 por cento duvidam de que o SNS consiga ter a mesma resistência numa segunda vaga.Continuam internadas 439 pessoas, das quais 59 em unidades de cuidados intensivos.


Há também registo de mais 252 casos de infecão pelo SARS-CoV-2, o coronavírus na origem da Covid-19. Desde o inicio da pandemia registram-se 49.150.

A Direção-Geral da Saúde reporta mais 230 pessoas consideradas recuperadas: são agora 33.999.

O Governo assegura que é residual o número de pessoas que entram pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, sem terem feito o teste à Covid-19.

A secretária de Estado adjunta e da Saúde explicou que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras identifica os cidadãos, que depois são contactados pelas autoridades de saúde.

Um dos efeitos da Covid-19 em Portugal foi o adiamento de milhares de consultas.
Os profissionais de saúde consideram que esta é a altura certa para preparar o inverno e um eventual segundo surto, a par da gripe, mas avisam que estão exaustos.
O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 já fez mais de 617.500 mortos e infetou mais de 15 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France-Presse, a partir de fontes oficiais.

A doença é gerada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.

Após a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano é agora o que apresenta mais infeções e mais casos mortais.

O Brasil, segundo país mais atingido, atrás dos Estados Unidos, registou 67.860 casos de Covid-19 em 24 horas, o maior número diário desde a primeira infeção notificada no país sul-americanao, a 26 de fevereiro.
As autoridades de saúde do Brasil reportam um total de 2.227.514 casos da doença.

Foram também registadas mais 1284 mortes, que elevam para 82.771 o total de óbitos provocados pelo novo coronavírus.