Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h00 - Ministro brasileiro passa a ser investigado por Comissão após troca de ofensas

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) do Brasil, Wagner Rosário, passou hoje à condição de investigado na Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), que investiga a gestão governamental da pandemia, após uma troca de ofensas com senadores.

22h44 - Cabo Verde regista mais uma morte e 22 novos infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais uma morte por covid-19, elevando para 332 o acumulado de óbitos associados à doença no país, que nas últimas 24 horas reportou mais 22 novos casos positivos, informou hoje o Ministério da Saúde.

22h22 - Task Force apela a utentes sem segunda dose de vacina para usarem modalidade "casa aberta"

A ‘task force’ que coordena o processo de vacinação contra a covid-19 apelou hoje para que todas as pessoas que ainda não receberam a segunda dose se dirijam a qualquer centro de vacinação, recorrendo à modalidade “casa aberta”.

“Atualmente, existindo um ritmo de vacinação mais reduzido (uma vez que a maioria da população já se encontra vacinada) e maior disponibilidade de vacinas, as segundas doses podem ocorrer num centro de vacinação diferente do local onde foi administrada a primeira dose. Dirija-se a um centro e vacine-se, as vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes. Só juntos e com sentido de responsabilidade individual e comunitário será possível vencer este vírus”, refere uma nota da 'task force', que relembra que a modalidade “Casa Aberta” está a funcionar sem restrições de faixas etárias nem de local de residência dos utentes.

Os horários da modalidade “Casa Aberta” encontram-se disponíveis em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/.

22h00 - Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada.

Segundo relatório da vacinação hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 83% da população concluiu a vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 86% - quase 8,9 milhões de pessoas – já tem pelo menos uma dose da vacina.

Recentemente, a `task force´ que coordena este processo estimou que, na próxima semana, seja alcançado o objetivo de vacinar 85% dos portugueses, percentagem que o plano de desconfinamento do Governo aponta como referência para avançar para a terceira e última fase do alívio das restrições impostas para controlar a pandemia.

Por faixas etárias, a maior subida na última semana registou-se na vacinação completa dos jovens dos 12 aos 17 anos, que está agora nos 72% (cerca de 450 mil pessoas), enquanto 87% (mais de 538 mil) estão vacinados com pelo menos uma dose.

O relatório da vacinação avança ainda que 100% dos idosos dos grupos etários dos 65 a 79 anos e dos mais de 80 anos já estão totalmente vacinados, o que representa um total de mais de 2,3 milhões de pessoas.

21h38 - Bruxelas assegura fornecimento à UE de tratamento com anticorpos monoclonais

A Comissão Europeia assinou hoje um contrato com a farmacêutica Eli Lilly para assegurar o fornecimento, à União Europeia (UE), de um tratamento com anticorpos monoclonais para doentes com covid-19, visando acelerar a recuperação da doença.

Em comunicado, o executivo comunitário indica ter assinado um contrato-quadro de aquisição conjunta – no qual participaram 18 Estados-membros para compra de 220 mil unidades – relativamente a este fármaco da Eli Lilly, que está a ser avaliado pela Agência Europeia de Medicamentos.

“Embora a vacinação continue a ser o ativo mais forte, tanto contra o vírus como contra as suas variantes, a terapêutica desempenha um papel fundamental na resposta à covid-19”, argumenta a Comissão Europeia, salientando que este tipo de fármacos “ajudam a salvar vidas, a acelerar o tempo de recuperação, a reduzir a duração da hospitalização e, por fim, a aliviar o fardo dos sistemas de cuidados de saúde”.

Em concreto, o medicamento da Eli Lilly é uma combinação de dois anticorpos monoclonais (bamlanivimab e etesevimab) para o tratamento de doentes com o novo coronavírus que não necessitam de oxigénio, mas que estão em alto risco de covid-19 grave.

Os anticorpos monoclonais são proteínas concebidas em laboratório que imitam a capacidade do sistema imunitário para combater a infeção, bloqueando assim a ligação do vírus às células humanas.

21h19 - Vacinação completa já inclui 83% da população portguesa

A região Norte já atingiu os 85% e é a que está mais avançada no processo. Já a sul, o Algarve é que regista um maior atraso, com apenas 76% da população com a vacinação completa.

De acordo com o Boletim semanal da vacinação contra a Covid 19, nesta altura a população entre os 65 anos e os maiores de 80 está totalmente vacinada.

21h00 - Mais uma morte e 18 novas infeções em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe registou mais uma morte e 18 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado de casos para 3.115 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado.

20h46 - Madeira regista cinco novos casos e 16 recuperações

A Madeira registou cinco novos casos de covid-19 e 16 recuperações nas últimas 24 horas, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o total de infeções ativas é de 94, com cinco doentes hospitalizados.

Entre os novos positivos há um caso importado da região de Lisboa e Vale do Tejo e quatro de transmissão local, sendo que a região passa a contabilizar um total de 11.604 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, já com 11.435 recuperados, segundo o boletim epidemiológico da DRS.

20h25 - Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a Fernando Nobre, fundador da AMI

A Ordem dos Médicos (OM) abriu hoje um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da República.

“Confirmo que deu entrada uma queixa e que se abriu um processo disciplinar” na reunião que decorreu hoje, adiantou à Lusa o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem, Alexandre Valentim Lourenço.

A queixa recebida na OM é “relativa à interpelação” que Fernando Nobre fez junto à Assembleia da República, quando decorria a manifestação, adiantou Alexandre Valentim Lourenço.

Este processo tem agora um “prazo de instrução, de averiguação, de avaliação e ele terá de responder. Faz parte do nosso regulamento disciplinar”, referiu Alexandre Valentim Lourenço, ao adiantar que os processos disciplinares são da responsabilidade dos conselhos disciplinares onde o médico está inscrito, neste caso, o Conselho Disciplinar da Região do Sul da Ordem.

Fernando Nobre é fundador e presidente da organização não-governamental Assistência Médica Internacional (AMI), foi candidato à Presidência da República em 2010 e eleito deputado pelo PSD nas legislativas de 2011, tendo renunciado ao mandato um mês depois, após ter falhado a eleição para presidente do parlamento.

20h10 - Espanha regista 2.450 novos casos e 82 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 2.450 novos casos de infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 82 mortes atribuídas à doença desde segunda-feira.

O número total de casos registados no país desde o início da pandemia é de 4.937.984 e já morreram 85.983 pessoas com a doença.

19h51 - Comissão parlamentar denuncia supostas ameaças do filho do Presidente do Brasil

A Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) do Senado brasileiro que investiga a gestão governamental da pandemia de covid-19 denunciou supostas ameaças alegadamente feitas por um dos filhos do Presidente do país, Jair Bolsonaro, na terça-feira.

Vários membros da comissão consideraram uma ameaça aos senadores e ao próprio Senado um vídeo divulgado por Renan Bolsonaro, quarto filho do Presidente brasileiro, numa loja de armas que ele chamou de 'brinquedos' em que aparecia escrito, numa espécie de legenda, a mensagem "Alô CPI".

Renan Bolsonaro foi mencionado nesta investigação parlamentar pelas suas relações com um empresário que intermediou negociações de vacinas contra a covid-19 que envolveram o Governo brasileiro.

19h30 - Moçambique sem óbitos nos últimos quatro dias e com 134 novos casos

Moçambique não registou óbitos por covid-19 pelo quarto dia consecutivo, tendo hoje 134 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado.

Moçambique mantém-se com 1.903 óbitos e eleva o total acumulado de casos para 150.201, dos quais 97% recuperados e 44 internados.

19h14 - Viena exige vacinação para aceder a locais de vida noturna

O governo regional de Viena, Áustria, anunciou hoje que apenas quem estiver vacinado ou tenha recuperado da covid-19 poderá aceder aos locais e eventos noturnos com mais de 500 pessoas na cidade, medida que pretende acelerar o rimo estagnado de imunização na capital.

A medida, que vai entrar em vigor no dia 01 de outubro, significa que os trabalhadores do setor terão de fornecer um teste de PCR negativo, invalidando a opção de teste de antígenos, enquanto é reimposta a obrigatoriedade do uso de máscaras para aceder a lojas.

Na Áustria é obrigatório apresentar um certificado de vacinação, teste negativo ou prova de recuperação da doença para aceder a cinemas ou teatros, restaurantes, ginásios e salões de beleza.

O presidente da câmara de Viena, Michael Ludwig, salientou hoje, ao explicar as medidas, que a Áustria tem uma baixa taxa de imunização em comparação com outros países europeus, atribuindo a culpa ao Governo central, numa altura em que a capital tem 58,6% da população com o esquema de vacinação completo.

18h53 - Finlândia adota passaporte de vacinas

O parlamento finlandês aprovou, esta terça-feira, a criação de um “passe de covid-19” no país nórdico, apesar de a sua execução real permanecer incerta devido à melhoria da situação sanitária.

O projeto, que deve ser lançado no início de outubro, pode morrer antes mesmo de nascer, uma vez que o executivo finlandês espera levantar as restrições até meados de outubro, altura em que espera ter 80% da população com mais de 12 anos vacinada, em comparação com os 66,6% atuais.

“O princípio é que não haverá necessidade de um passe sanitário”, afirmou a ministra da Saúde, Krista Kiuru, em conferência de imprensa.

No entanto, o certificado de imunização pode ser necessário em algumas áreas ou “em casos de surtos significativos” com outras restrições, segundo a ministra, que insistiu que o próprio passe sanitário “não é uma restrição”, mas sim uma “libertação das restrições”.

18h30 - Balas de borracha usadas para dispersar manifestantes anti-vacinas no Estado australiano de Melbourne

A polícia de choque de Melbourne, no sudeste da Austrália, utilizou ‘spray’ pimenta e balas de borracha para dispersar uma violenta manifestação de opositores da vacinação obrigatória para trabalhadores de construção civil, após encerramento abrupto de obras na cidade.

Pelo menos três polícias ficaram feridos e mais de 40 pessoas foram detidas, segundo Shane Patton, chefe da polícia do estado de Vitória, do qual Melbourne é capital, num evento que obrigou ao destacamento de 500 agentes da polícia e em que vários jornalistas foram agredidos.

Mais de 1.000 manifestantes com botas e casacos de construção foram para o centro da segunda maior cidade australiana, atirando tochas, garrafas e atacando carros da polícia enquanto entoavam ‘slogans’ contra as vacinas e o confinamento.

Este é o segundo protesto deste tipo em dois dias, depois de cerca de 100 trabalhadores se terem mobilizado na segunda-feira e partido janelas no centro da cidade. Em meados de setembro, foram efetuadas mais de 200 detenções e polícias ficaram feridos em confrontos violentos com manifestantes que se opunham ao confinamento.

18h13 - Argentina. Fronteiras abertas a estrangeiros a partir de novembro

O Governo argentino anunciou hoje um alívio de restrições relativas à pandemia de covid-19, incluindo o fim do uso de máscara ao ar livre, aumento de pessoas nas lojas e abertura gradual de fronteiras a partir de novembro.

“Se isto continuar nesta direção quer dizer que estamos a transitar talvez para a última etapa desta pandemia”, afirmou o primeiro-ministro, Juan Manzur, numa conferência de imprensa em que também foram avançados dados epidemiológicos “promissores”.

Os Manzur anunciou, em conjunto com a ministra da Saúde, Carla Vizzotti, uma abertura gradual das fronteiras, de modo que, a partir de 24 de setembro, é eliminada a obrigação de isolamento de argentinos, residentes e estrangeiros que entrem no país por motivos de trabalho.

Entretanto, a partir de 1 de outubro, é autorizada a entrada de estrangeiros dos países limítrofes, sem isolamento e a abertura de fronteiras terrestres, a pedido dos governadores, enquanto, a 1 de novembro, passa a ser autorizada a entrada de todos os estrangeiros com vacinação completa pelo menos 14 dias antes da chegada ou apresentação de teste negativo.

17h35 - União Africana defende levantamento de patentes sobre vacinas e incentiva produção continental

O presidente da União Africana, o chefe de Estado da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, defendeu hoje a remoção das patentes sobre as vacinas contra a covid-19 para contrariar os atrasos na produção e distribuição de imunização no continente africano.

Félix Tshisekedi falava hoje numa conferência virtual organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, um dos eventos paralelos à semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU), que se realiza em Nova Iorque.

O atual presidente da União Africana (UA) sublinhou que, com uma população de cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, a África beneficiou de algumas centenas de milhões de doses, que cobriram apenas 3% da população do continente.

Tshisekedi salientou uma “obrigação moral” dos países ricos de “transferir tecnologia e de levantar patentes” para permitir que países africanos produzam vacinas localmente, já que alguns dos problemas mais conhecidos são dificuldades de armazenamento das doses, que por vezes perdem a sua validade ou qualidade.

“O atraso no acesso universal à vacina vai reforçar o aparecimento da terceira vaga na África”, o que poderá ter consequências “devastadoras”, alertou o Presidente da República Democrática do Congo.

16h52 - Reino Unido regista 203 mortes nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou 203 mortes e 31.564 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje.

Na segunda-feira, o Reino Unido tinha registado 49 mortes e 36.100 novos casos, mas os números relativos ao fim de semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento.

Nos últimos sete dias, entre 15 e 21 de setembro, a média diária foi de 144 mortes e 31.083 casos, o que corresponde a uma subida de 4,8% no número de mortes e uma descida de 5,7% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia, foram notificados 135.455 óbitos de covid-19.

16h12 - Jair Bolsonaro defende tratamento sem validação científica para conter pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, defendeu hoje a autonomia médica e o uso de medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a covid-19 durante a abertura da 76.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso `off-label`[fora da bula]", afirmou Bolsonaro.

"Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte da `media`, se colocaram contra o tratamento inicial", acrescentou.

Ao citar o chamado "tratamento precoce" o chefe de Estado brasileiro referia-se ao uso de remédios contra a malária como cloroquina e a hidroxicloroquina, e outras substâncias como a azitromicina, que diz ter ingerido com sucesso quando foi infetado pelo novo coronavírus no ano passado, embora estudos e a comunidade científica global indiquem que são ineficazes contra o vírus SARS-CoV-2.

O chefe de Estado brasileiro também lembrou que a pandemia pegou todos de surpresa em 2020 e acrescentou que sempre defendeu "combater o vírus e o desemprego de forma simultânea e com a mesma responsabilidade".

15h18 - Assassínio provocado por pedido para uso de máscara abala a Alemanha

O assassínio do funcionário de uma bomba de combustíveis, morto a tiro por um cliente que recusava usar máscara, causou comoção hoje na Alemanha, onde as autoridades mais violência desencadeada pelos opositores das medidas de combate à covid-19.

O suspeito, um homem de 49 anos originário da cidade de Idar-Oberstein (oeste), está atualmente em prisão preventiva e disse à polícia que não respeita as medidas ou restrições de saúde destinadas a combater a epidemia de coronavírus.

O candidato social-democrata à chancelaria alemã, Olaf Scholz, declarou, na rede social Twitter, estar "muito chocado que alguém tenha sido morto porque queria proteger a si e aos outros".

"Como sociedade, devemos opor-nos resolutamente ao ódio. O autor do crime deve ser punido severamente", acrescentou o favorito nas pesquisas de opinião de voto à sucessão da chanceler alemã, Angela Merkel.

“Estou chocada com o terrível assassínio de um jovem que apenas pediu para a pessoa seguir as regras em vigor, ter cuidado e solidariedade”, avaliou, por sua vez, a candidata ambientalista à chancelaria, Annalena Baerbock.

O caso ocorreu no sábado, quando um funcionário de uma bomba de gasolina, um estudante de 20 anos, recusou-se a atender um cliente que queria comprar uma grade de cervejas, porque este não usava máscara.

O homem de 49 anos saiu, muito enervado, deixando as cervejas para trás mas voltou depois, desta vez a usar uma máscara, mas tirou-a ao dirigir-se ao funcionário. Depois de receber novamente a ordem para usar a máscara corretamente, o cliente tirou uma arma do bolso e atirou no estudante, que morreu instantaneamente, segundo a polícia.

14h30 - Mais 11 mortes e 780 casos confirmados em Portugal

O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) reporta mais 780 infeções por Covid-19 e 11 mortes associadas à doença.

Existem hoje 455 doentes internados (menos 16 do que no dia anterior), dos quais 78 em unidades de cuidados intensivos (menos quatro do que na véspera).

Do total de novos casos, 324 foram registados na região norte, 242 em Lisboa e Vale do Tejo, 103 no centro, 48 no Algarve e 39 no Alentejo. Foram ainda reportadas mais 16 infeções na Madeira e oito nos Açores.

Em relação aos óbitos, quatro foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo, dois na região norte, um no centro e outro no Algarve.

O boletim dá ainda conta de mais 1805 recuperados, para um total de 1.012.577. Há ainda menos 1036 casos ativos e menos 656 contactos em vigilância.

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmados 1.063.100 casos e 17.925 óbitos associados à doença.

14h25 - INSA. Variante Delta volta a ser responsável por 100% das infeções

A variante Delta do vírus SARS-CoV-2 voltou a ser responsável por todos os casos de infeção registados em Portugal, depois de a Gamma ter registado uma prevalência de 0,4% na semana anterior, anunciou hoje o INSA.

O relatório semanal da diversidade genética do novo coronavírus do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) indica que a variante Delta, originária da Índia e considerada mais transmissível, apresenta uma “frequência relativa de 100% na semana de 06 a 12 de setembro em todas as regiões” do país.

Segundo o documento, do total de sequências analisadas desta variante até à data, 66 apresentaram uma mutação adicional na proteína `spike´, uma sublinhagem conhecida por 'Delta Plus', mas não foram registados casos nas últimas semanas.

Relativamente à variante Gamma, associada ao Brasil, após três semanas sem ser detetada nas amostragens analisadas, foram registados dois casos não relacionados nas regiões do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo na semana entre 30 de agosto e 05 de setembro, não tendo sido identificada na semana posterior.

A variante Alpha, originária do Reino Unido e que chegou a ser a prevalente em Portugal, deixou de estar em circulação nas últimas cinco semanas, referem ainda os dados do INSA.

14h16 - Açores com 13 novos casos e sete doentes internados

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 13 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, e têm hoje sete doentes internados, menos um do que na segunda-feira, divulgou a Autoridade de Saúde Regional.

13h55 - Rússia tem o maior número de mortes diárias em quase um mês com 812 óbitos

A Rússia registou 812 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos devido à doença em quase um mês, de acordo com fontes oficiais russas.

"No último dia houve 812 mortos, 52 destes em Moscovo", segundo dados do centro operacional de luta contra o covid-19 no seu relatório diário.

O número máximo anterior de mortes pela covid-19 foi registado na Rússia em 26 de agosto, com 820 mortes.

No total, desde o início da pandemia morreram no país 199.808 pessoas devido à covid-19. No entanto, as estatísticas oficiais sobre o excesso de mortes triplicam este número das autoridades responsáveis pelo combate à pandemia.

Nas últimas 24 horas na Rússia, 19.179 novas infeções pelo SARS-CoV-2 também foram detetadas, 1.926 delas em Moscovo, o epicentro da pandemia no país.

13h32 - PR revela que Portugal tem sido apontado como nação exemplar no combate à pandemia

O Presidente da República discursa esta tarde na Assembleia Geral das Nações Unidas. Em Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa já saudou o facto de os Estados Unidos reabrirem as fronteiras a pessoas vacinadas contra a covid-19 em novembro. Diz que Portugal tem sido apontado por todos os países como uma nação exemplar no combate à pandemia.


12h50 - Polónia recomenda dose de reforço da vacina a maiores de 50

A Polónia vai recomendar a administração de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a pessoas com mais de 50 anos e a profissionais de saúde.

Waldemar Kraska, secretário adjunto da Saúde, afirmou que a dose de reforço será administrada pelo menos seis meses após a primeira.

A Polónia já tinha recomendado uma terceira dose para imunocomprometidos.

12h30 - Pelo menos 4,69 milhões de mortos e mais de 229 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 4.696.559 mortos no mundo desde que o SARS-CoV-2 foi identificado em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da AFP até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.

Mais de 229.008.620 casos de infeção foram diagnosticados no mundo no mesmo período, indicou a agência France-Presse, adiantando que a grande maioria dos doentes recupera, mas uma parte ainda mal avaliada continua com sintomas durante semanas ou até meses.

Nas últimas 24 horas foram registados 7.405 mortos e 525.458 casos em todo o mundo. Os países com maior número de mortos foram os Estados Unido com 2.296, a Rússia (812) e o Irão (344).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 676.092 mortes em 42.290.027 casos, de acordo com a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 590.955 mortos e 21.247.667 infetados, a Índia, com 445.385 mortos (33.504.534 casos), o México, com 271.765 óbitos (3.573.044 casos) e a Rússia, com 199.808 óbitos (7.313.851 infetados).

12h12 - Johnson & Johnson afirma que segunda dose da vacina aumenta a proteção para 94%

A Johnson & Johnson disse esta terça-feira que uma segunda dose da vacina administrada meses após a primeira dose aumenta a proteção contra a Covid-19 para 94 por cento, em comparação com os 70 por cento com uma dose única.

Segundo Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson, existem provas “de que uma dose de reforço aumenta ainda mais a proteção contra a Covid-19”.

A empresa norte-americana explica que uma segunda dose administrada dois meses após a primeira aumenta os níveis de anticorpos entre quatro a seis vezes. Quando administrada seis meses após a primeira dose, os níveis de anticorpos aumentam doze vezes, segundo dados do mês passado, o que sugere uma maior eficácia com um intervalo mais longo entre as doses.

Os novos dados ajudarão a Johnson & Johnson a defender uma dose de reforço junto dos reguladores dos EUA.

O Presidente Joe Biden tem pressionado para a administração de doses de reforço face o aumento de hospitalizações no país provocadas pela variante Delta. A Johnson & Johnson, a única farmacêutica com uma vacina de dose única aprovada nos EUA, está sob pressão para a publicação de dados que provem a eficácia de uma dose de reforço na proteção contra a Covid-19.

10h44 - Timor-Leste regista mais duas mortes e 67 casos nas últimas 24 horas

8h50 – Grécia com dose de reforço para trabalhadores da saúde

A Grécia disponibilizará uma vacina de reforço COVID-19 para médicos e outras equipas médicas nas próximas semanas, disseram especialistas do Ministério da Saúde.

8h30 - AstraZeneca investirá 360 milhões de dólares em nova fábrica de medicamentos na Irlanda

A AstraZeneca anunciou na terça-feira que investirá 360 milhões de euros para desenvolver uma instalação de produção avançada na Irlanda para produzir os ingredientes primários para medicamentos.

7h40 - Governador do Amazonas responderá na justiça por crimes na pandemia

O governador do Amazonas responderá a um processo judicial por supostas fraudes na compra de ventiladores para a covid-19, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro ter aceitado, na segunda-feira, acusações contra o político.

Por unanimidade, 11 juízes acompanharam o voto do relator, Francisco Falcão, no sentido de processar o governador Wilson Lima e outras 13 pessoas pelos crimes de dispensa de licitação, fraude em licitação por aumento abusivo de preços, peculato e organização criminosa.

7h15 - EUA devem relaxar restrições de viagem para viajantes estrangeiros vacinados em novembro

Os Estados Unidos vão reabrir em novembro para viajantes totalmente vacinados de 33 países, incluindo China, Índia, Brasil e a maior parte da Europa que estão totalmente vacinados contra COVID-19, disse a Casa Branca na segunda-feira, abrandando as duras restrições relacionadas à pandemia que começaram no início do ano passado.

Separadamente na segunda-feira, os Estados Unidos estenderam suas restrições relacionadas à pandemia nas fronteiras terrestres com o Canadá e o México, que proíbem viagens não essenciais, como turismo, até 21 de outubro. Não deu nenhuma indicação se aplicaria as novas vacinas às travessias das fronteiras terrestres.

7h00 - Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, contabilizado cerca de 675 mil óbitos, de acordo com dados hoje divulgados pela Universidade Johns Hopkins.

Embora o aumento de novas infeções através da variante Delta possa atingir o pico, as mortes nos Estados Unidos da América (EUA) ainda atingem mais de 1.900 por dia em média, o nível mais alto desde o início de março, e o número de mortes no país abrangem mais 674 mil.

A população dos EUA há um século era apenas um terço do que hoje, o que significa que a pandemia atingiu uma faixa muito maior e mais letal em todo o país.
Covid-19. Centros de vacinação vão encerrar até ao final do mês
Para já, os primeiros a encerrar foram os de Portimão e de São Brás de Alportel.

Começou testagem a alunos do ensino secundário
Os alunos que frequentam entre o 10º e o 12º anos começaram a ser testados à Covid-19. Em Torres Vedras, foram testados mais de 400 adolescentes na manhã desta segunda-feira.