Crise climática. Suíça regista limite de zero graus a uma altitude recorde
Numa altura em que grande parte do país e da Europa está em alerta de onda de calor, com os termómetros a atingirem temperaturas recordes e os incêndios florestais a devastarem vastas áreas do continente europeu, o serviço meteorológico suíço subiu a uma altitude de 5.298 metros para registar o limite de zero graus, ou isoterma, informou o agência meteorológica MétéoSuisse esta segunda-feira.
Le radionsondage de Payerne de cette nuit du 20 au 21 août 2023 a mesuré l'isotherme du 0 °C à 5298 m ce qui constitue un record depuis le début des mesures en 1954. Le précédent #record datait seulement du 25 juillet de l'année dernière avec 5184 m. #meteosuisse #canicule pic.twitter.com/dWjnKIRQ7r
— MétéoSuisse (@meteosuisse) August 21, 2023
Todas as regiões do país, estão classificadas, pelo menos, no nível 3 de 5 para o perigo de onda de calor, destacando-se o Ticino e as imediações do Lago de Genebra, ou Lago Léman, onde o nível foi elevado para 4, o que, de acordo o serviço meteorológico suíço significa um alto risco de problemas circulatórios e desconforto físico.
Na Grécia, em França, Espanha ou Portugal, as agências nacionais de meteorologia, colocaram várias regiões em alerta laranja e vermelho, com a previsão da subida da temperatura para os próximos dias e o aumento do risco “extremo” de incêndio em algumas regiões.
c/AFP