Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Desfile de crianças para adoção gera revolta no Brasil

por Lusa
"Adoção na Passarela" acontece já pela segunda vez DR

Crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, aptos a serem adotados, desfilaram num centro comercial no estado brasileiro de Mato Grosso para uma plateia de possíveis adotantes, um evento que gerou revolta nas redes socais.

O desfile, denominado "Adoção na Passarela", foi promovido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (AMPARA), em parceria com Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil do Mato Grosso (OAB-MT), e tinha como intuito dar visibilidade a menores aptos para adoção.

No entanto, o evento gerou controvérsia e foi alvo de duras críticas.

"A "passarela da adoção", em Cuiabá (Mato Grosso), expondo crianças de 4 a 17 anos para a escolha dos pretendentes pais é de uma perversidade inacreditável. Os efeitos psicológicos da exposição, expectativa e frustração dessas crianças pode ser devastador, ainda que a intenção tenha sido outra", argumentou o ex-candito à Presidência do Brasil pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Guilherme Boulos, na rede social Twitter.

Também a ex-candidata a vice-presidente do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições de outubro passado, Manuela d`Ávila, declarou o seu desagrado com a iniciativa.

"Acho que essa é uma das notícias mais tristes que li. Crianças numa passarela, cheias de sonhos e desejos, buscando a aprovação a partir de um desfile, como se para amar um filho tivéssemos que admirá-los fisicamente", escreveu Manuela d`Ávila no Twitter.

Em declarações à agência Lusa, o advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Luciano Santoro lamentou que a ordem se tenha associado a um evento em que as "crianças são tratadas como objetos".

"Não há como deixar de se indignar com o evento `Adoção na Passarela`. Por mais nobre que fosse a intenção, é lamentável que crianças sejam vistas como objeto. A lei da adoção brasileira busca pais para uma criança e não o contrário. Lamentável saber que OAB-MT e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso tenham promovido esse evento", declarou o advogado, que é doutor em direito penal e professor universitário.

"A criança jamais pode ser vista ou tratada como um objeto, como se a cor dos olhos, da pele ou do cabelo definissem a escolha dos pretendentes à adoção. Para estimular a adoção de crianças com idade superior a 4 anos é importante fomentar o debate na sociedade, encerrando o preconceito histórico com a adoção tardia. Que essa ação ao menos sirva de lição à sociedade brasileira", concluiu.

A presidente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, uma das organizadoras do desfile, afirmou, dias antes do evento, que a intenção era proporcionar "um dia diferenciado" aquelas crianças.

"Trata-se de uma noite para os pretendentes a adotar poderem conhecer as crianças e os adolescentes. A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer o cabelo, maquilhagem e usar roupa para o desfile", declarou Tatiane Ramalho, citada na página da internet da OAB-MT.

O desfile realizado na terça-feira foi já a segunda edição do evento "Adoção na Passarela".

 

Tópicos
pub