Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Dezasseis por cento das crianças mortas na Ucrânia tinham menos de cinco anos

por Lusa
Foto feita na cidade de Bucha e publicado no Twitter pelo Conselheiro do Chefe do Gabinete do Presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolak David Araújo - RTP

Dezasseis por cento das crianças mortas na Ucrânia desde a invasão russa, em fevereiro passado, tinham menos de 5 anos, denunciou, a organização Save The Children.

O relatório lembrou que entre 24 de fevereiro e 10 de agosto 942 crianças sofreram o impacto da guerra, com 356 mortos e 586 feridos nesta faixa etária, de acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Dos mortos, 16,5% tinham menos de 5 anos, enquanto do número total de feridos, 13% estavam nessa faixa etária.

"Embora as crianças na Ucrânia nada tenham a ver com as causas da guerra, elas são as mais afetadas. Estão a crescer com o som de bombas e a ver casas e escolas destruídas, enquanto amigos e familiares são mortos ou feridos", disse a diretora da Save the Children em Kiev, Sonia Khush, numa declaração.

A responsável insistiu que as crianças precisam tanto de "ajuda humanitária como de esperança" para lhes dar confiança de que "esta guerra vai acabar, de que poderão regressar a casa e ter um futuro promissor".

"Sem um apoio significativo e uma cessação imediata das hostilidades, a Ucrânia não se tornará apenas um cemitério para mais crianças, mas também para as esperanças e os sonhos das sobreviventes", acrescentou.

O relatório da ONG inclui o testemunho de Dana, de 29 anos, e da filha Antónia, de 2 anos, que fugiram da cidade ucraniana oriental de Kharkiv para Dnipro, no sul do país.

"Vivemos de dia para dia, não podemos fazer mais. Mas é claro para nós que não viemos aqui para ficar permanentemente. Aconteça o que acontecer, voltaremos para casa", disse Dana.

A guerra foi desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A UE e países como Estados Unidos, Reino Unido ou Japão têm aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos e fornecido armas à Ucrânia.

 

Tópicos
pub