Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Dezenas de civis ucranianos mortos nas primeiras horas da operação militar russa

por RTP

Explosão em Dnipro | Foto: Redes sociais via Reuters

Morreram também 40 soldados. Várias cidades foram atacadas. Ouviram-se explosões e as tropas de Moscovo entraram em território ucraniano pelo leste e também pelo norte, através da Bielorrússia. Esta invasão terrestre coloca numa situação vulnerável a capital.

Há registo de que as tropas russas estão a dezenas de quilómetros de Kiev.

Os principais alvos dos ataques foram bases militares em vários pontos do país e infraestruturas de defesa antiaérea da Ucrânia mas há registo de destruição de edifícios em zonas residenciais.

As forças armadas ucranianas alegam ter provocado a morte de cinquenta militares russos e de terem abatido aviões e helicópteros.

Há também notícia de que um avião militar ucraniano se despenhou a 50 quilómetros a sul de Kiev, com 14 pessoas a bordo.

A NATO classifica este ataque como uma séria ameaça à segurança da Europa e colocou 100 aviões de guerra em estado de alerta.

A União Europeia exige a Vladimir Putin que ponha fim às hostilidades e anunciou um novo pacote de sanções contra Moscovo. O mesmo foi anunciado pelo primeiro-ministro do Reino Unido. Joe Biden ainda hoje vai também anunciar uma resposta a esta ofensiva.

O presidente da Ucrânia apela à comunidade internacional que corte relações diplomáticas com a Rússia e pede ajuda aos parceiros do Ocidente.

A invasão russa provocou o pânico nos mercados mundiais, fazendo cair os índices das principais bolsas e disparar o preço do gás e do petróleo.


Nos países vizinhos, começam os preparativos para o acolhimento e assistência médica aos cidadãos que já começaram a fugir da Ucrânia.
pub