Donald Trump promete investigar fugas de informação sobre Manchester

por Christopher Marques - RTP
Jonathan Ernst - Reuters

O Presidente dos Estados Unidos promete investigar as fugas de informação para a imprensa norte-americana referentes ao ataque de Manchester. Depois de a polícia de Manchester ter suspendido a troca de informações sobre o ataque com os EUA, Donald Trump classificou as fugas como uma “grave ameaça” à segurança do país.

A reação de Donald Trump chegou depois das 15h30, já o Presidente norte-americano tinha chegado à cimeira da NATO. Num comunicado publicado pela Casa Branca, o Presidente classifica o problema como “profundamente preocupante” e uma “grave ameaça” à segurança dos EUA.

“Peço ao Departamento de Justiça e às restantes agências relevantes que avancem com uma investigação completa sobre este assunto”, reage o líder norte-americano. Trump defende ainda que eventuais culpados devem ser punidos de acordo com a legislação em vigor.
Troca de informação suspensa
A reação de Donald Trump surge longas horas depois de, ao início da manhã, a BBC ter revelado que a Polícia de Manchester tinha suspendido a troca de informação sobre o atentado com as agências norte-americanas.

A decisão das autoridades britânicas surgiu depois de o jornal The New York Times ter publicado as fotografias da bomba usada por Salman Abedi no ataque da última segunda-feira. Já anteriormente, a imprensa norte-americana tinha revelado o nome do atacante antes deste ser anunciado pelas autoridades policiais. 

A divulgação das fotografias da bomba apresentou-se como o ato que acabou com a paciência britânica. Apesar de fontes do Governo britânico terem indicado que Downing Street não era diretamente responsável pela suspensão da troca de informações, estava também claro que a indignação chegava à equipa de Theresa May.

A primeira-ministra britânica confirmou ao fim da manhã que iria abordar o assunto com o próprio Donald Trump ainda esta quinta-feira.

"Explicarei de forma clara ao Presidente Trump que a informação partilhada entre as nossas agências deve manter-se confidencial”, afirmou a chefe do Governo britânico. A Polícia de Manchester indicou por sua vez que a divulgação pela imprensa norte-americana das fotografias da bomba provocou angústia junto das famílias das vítimas.

A divulgação de informação confidencial pela imprensa norte-americana não é, no entanto, novidade. O responsável pela polícia de Londres quando ocorreram os atentados de 7 de julho de 2005 indicou agora que também a sua investigação foi prejudicada com fugas de informação com origem nos Estados Unidos.
pub