Durão Barroso é candidato a um segundo mandato

José Manuel Durão Barroso é oficialmente candidato a um segundo mandato como Presidente da Comissão Europeia. O anúncio, feito esta manhã em Bruxelas, surge dias depois de conhecidos os resultados das eleições para o Parlamento Europeu cujo vencedor foi o Partido Popular Europeu.

RTP /
O anúncio de Durão Barroso foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta, em Bruxelas, com o primeiro-ministro checo, Jan Fischer, actual presidente em exercício do Conselho Europeu Olivier Hoslet/EPA/

O anúncio de Durão Barroso foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta, em Bruxelas, com o primeiro-ministro checo, Jan Fischer, actual presidente em exercício do Conselho Europeu, que revelou ter convidado o ex-primeiro-ministro português para apresentar uma candidatura a um segundo mandato.

"O desfecho das eleições para o Parlamento Europeu também possibilitou a clarificação das minhas intenções. Disse muitas vezes que tenho o privilégio de ser o Presidente da Comissão Europeia. Sinto-me como tal honrado por o presidente do Conselho Europeu me ter perguntado se pode avançar com o meu nome para um segundo mandato, com vista às consultas que ele fará para a preparação do próximo Conselho Europeu", declarou Durão Barroso que de seguida acrescentou "concordei com esse pedido".

Também o primeiro-ministro sueco, que assume a presidência do Conselho Europeu no final deste mês, apoia a recandidatura de Durão Barroso.

Ontem, Wilfried Martens, presidente do Partido Popular Europeu (PPE), já tinha apontado o nome de Durão Barroso como candidato do PPE ao cardo de Presidente da Comissão Europeia.

José Manuel Durão Barroso, de 53 anos, assumiu a liderança da Comissão Europeia a 22 de Julho de 2004. E com a vitória do PPE nas eleições para o Parlamento Europeu a sua reeleição está praticamente confirmada.

PUB