Eleições mexicanas: Obrador aproxima-se da presidência

por RTP
O candidato perdeu nas eleições de 2006 por menos de um por cento Henry Romero - Reuters

Concorre pela terceira vez ao cargo de presidente do México, mas desta vez com mais hipóteses de ganhar. Andrés Manuel López Obrador é o candidato que lidera as sondagens das eleições mexicanas, com um avanço de 20 pontos.

Neste domingo, dia 1 de julho, o México terá um novo presidente. E as probabilidades são para que este seja Andrés Manuel López Obrador, um candidato que já concorre pela terceira vez à presidência do país.

O líder do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), um partido de esquerda, enfrenta três candidatos.

O principal opositor de Obrador, segundo as sondagens, é Ricardo Anaya. Este coligou o Partido de Ação Nacional (PAN), de direita, com o Partido da Revolução Democrática (PRD), de esquerda.

Restam José Antonio Meade, que concorre pelo atual partido no Governo - o Partido Revolucionário Institucional (PRI) – e Jaime Rodríguez Calderón, que concorre como independente.
Candidato quer combater corrupção
A revista Jacobin apresenta várias razões para o descrédito dos restantes candidatos e, por consequência, para a popularidade de Obrador.

O anterior Governo, presidido por Enrique Peña Nieto (PRI), foi marcado pela corrupção. Os níveis de pobreza do país, que rondam os 50 por cento, não se alteraram desde a sua eleição, em 2012. Para além disso, o narcotráfico causou muitos milhares de mortes, atingindo um pico histórico no ano passado.

Entretanto, o PAN, que governou entre 2000 e 2012, acabou por aprovar a maior parte das reformas propostas pela presidência de Peña Nieto.

É neste contexto que o jornal The New York Times noticia uma juventude mexicana “profundamente desiludida com o poder político, que procura, com urgência, um líder moral que traga mudanças reais”.

A campanha de Andrés Obrador foca-se no combate à corrupção. Aliás, o candidato já prometeu que não viverá em Los Pinos, o luxuoso palácio presidencial, caso vença as eleições. O candidato planeia transformá-lo num jardim público.

Declarou ainda que pretende cortar o ordenado presidencial para metade do seu valor atual.

Obrador, também conhecido por AMLO, quase venceu as eleições em 2006, perdendo por menos de um por cento. Já em 2012, o candidato perdeu por uma percentagem maior, de seis por cento.
Tópicos
pub