Embaixada de Andorra encerra até final do ano - embaixador

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Andorra, 13 out (Lusa) - A embaixada de Portugal em Andorra vai encerrar até final do ano, disse hoje à agência Lusa o titular o posto, adiantando que está por definir a representação futura de Portugal no principado onde vivem 13 mil portugueses.

"Foi-me comunicado pelos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros que é uma das embaixadas", a encerrar, disse o embaixador Mário Damas Nunes, acrescentando que lhe foi solicitado que desse início a um processo de encerramento da representação até final de dezembro.

Mário Damas Nunes adiantou ainda que o governo está a estudar o encerramento de outras embaixadas, mas escusou-se a adiantar quantas e quais.

Em declarações anteriores à agência de notícias de Andorra (ANA) Mário Damas Nunes falou em 10 a 12 embaixadas que fechariam portas, mas quando confrontado pela Lusa disse que o estudo do MNE sobre esta questão "ainda está a decorrer".

"São números que correm no ar, são números soltos. Há uma série de postos que se fala que podem fechar, não temos número certo. O orçamento de estado não está fechado e estas decisões dependem dos números a que chegar o orçamento de Estado", disse.

Para Mário Damas Nunes, só depois de o MNE conhecer o orçamento que lhe será destinado em 2012, poderá encontrar o número de postos a encerrar.

O embaixador considera que o encerramento da embaixada em Andorra é uma "solução de recurso", "muito difícil de tomar" e que "não agrada a ninguém", mas que se inscreve "nas medidas de severa austeridade e dificuldades económicas e financeiras" que o país atravessa.

Mário Damas Nunes disse ainda que não sabe qual será a forma de representação que Portugal passará a ter no principado, mas considerou que "alguma pequena estrutura de apoio à comunidade" deverá ficar em Andorra.

"São soluções que ainda não estão encontradas. Temos um prazo até final de dezembro para encerrarmos as instalações e o serviço que estamos a prestar", disse acrescentando que seguramente alguma solução estará a ser pensada.

Contatado pela agência Lusa o porta-voz do MNE, Miguel Guedes, disse que não foi tomada qualquer decisão em relação a nenhuma embaixada, adiantando que se trata de um plano global que será anunciado pelo ministro Paulo Portas quando estiver concluído, o que deverá acontecer até ao final do ano.

O número de portugueses residentes em Andorra está calculado em 13.000 pessoas.

Tópicos
pub