Encontrados detritos nos depósitos de combustível em aviões 737 MAX da Boeing

por Mariana Ribeiro Soares - RTP
Lindsey Wasson - Reuters

A Boeing encontrou detritos nos depósitos de combustível em alguns aviões 737 MAX que estão estacionados e aguardam entrega às companhias aéreas. Depois desta descoberta, a empresa ordenou uma inspeção a todos os aviões deste modelo.

Na terça-feira, o blogue de aviação Leeham News reportou que foram encontrados “foreign objects debris”, os chamados FOD ou “detritos de objetos estranhos”, em português, durante uma manutenção a alguns dos aviões 737 MAX da Boeing.

Segundo explica o blogue de aviação, trata-se geralmente de ferramentas, tecidos, pedaços de metal ou outros materiais deixados durante o processo de produção e que podem representar potenciais riscos à segurança, nomeadamente curto-circuitos e incêndios.

A Boeing confirmou a presença desses detritos em alguns dos seus modelos e anunciou que está a tomar medidas para resolver a situação e que já foi ordenada uma inspeção a todos os aviões 737 MAX.

“FOD é absolutamente inaceitável. Uma fuga já é demais. Com a vossa ajuda e empenho, iremos eliminar o FOD do nosso sistema de produção”
, disse Mark Jenks, chefe do programa 737 da Boeing, numa mensagem deixada aos funcionários da empresa norte-americana.

O blogue de aviação Leeham News diz ainda que “é improvável que as inspeções atrasem a recertificação ou o teste do MAX”, acrescentando que levará cerca de três dias. “O combustível deve ser drenado e os vapores dissipados antes que os tanques de combustível possam ser abertos”, explica o blogue.
Uma imensa lista de problemas
Este é mais um incidente para a lista de problemas com o 737 Max da Boeing, um modelo que os próprios funcionários da empresa dizem ter sido desenhado por palhaços.

Em março de 2019, os aviões deste modelo saíram de circulação depois de estarem envolvidos em dois acidentes que causaram a morte de mais de 300 pessoas. A empresa norte-americana anunciou que iria suspender a sua produção até serem identificados todos os problemas e as entidades reguladoras autorizarem a circulação.

O Leeham News ressalva, no entanto, que estes detritos detetados nos depósitos de combustível não estão relacionados com os problemas que causaram a queda dos dois aparelhos, que se acredita estar relacionada com falhas nos sensores.

“Não deve ser feita nenhuma conexão com o aterramento, acidentes ou investigações do 737 MAX, a não ser apenas mais um problema descoberto que deve ser agora corrigido”, escreve o blogue de aviação.
Tópicos
pub