Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Espanha. Duas igrejas alvo de ataque jihadista em Algeciras

por RTP
DR

Um homem magrebino de 25 anos matou uma pessoa com uma arma branca e pelo menos quatro ficaram feridas. O atacante já foi detido e está sob custódia policial. As autoridades estão a investigar o ataque como terrorismo.

Segundo autoridades espanholas e relatos divulgados pelos meios de comunicação social, o atacante dirigiu-se a pelo menos duas igrejas no centro de Algeciras e, com gritos de "Alá", atacou várias pessoas com uma arma semelhante a uma catana, tendo uma delas morrido.

O sacristão da Igreja de San Isidro, numa paróquia de Algeciras, sul de Espanha, foi a vítima mortal. Ficou ainda gravemente ferido um padre de outra igreja desta cidade da província de Cádiz.

Segundo descreveu o Ministério espanhol do Interior à imprensa, o atacante "entrou na igreja de San Isidro em Algeciras, por volta das 19h00, e agrediu o padre, armado com uma catana, ferindo-o gravemente". Segundo fontes de investigação e testemunhas, citadas por El País, o marroquino "começou a discutir com paroquianos ali presentes , dizendo-lhes que deviam seguir a religião islâmica".

"Em seguida, dirigiu-se à igreja de Nuestra Señora de La Palma, onde atacou o sacristão, depois de causar vários danos", acrescentou o Ministério.

O sacristão "conseguiu então sair da igreja mas foi apanhado no exterior pelo atacante, que lhe infligiu vários ferimentos mortais", acrescentou o ministro do Interior, acrescentando que o assaltante foi "imobilizado e detido" pela polícia.

Os media no local referem que o sacerdote se encontra em estado crítico e, segundo o diário El Mundo, outras quatro pessoas terão ficado feridas no incidente. 

Quem conhecia o responsável pelo ataque fala de um pessoa muita querida na comunidade.
Fernando Grande-Marlaska diz que a ocorrência "está a ser investigada e analisada, mas não é ainda possível determinar a natureza do ataque". Contactado pela agência AFP, o Ministério Público avançou que foi aberta uma investigação por "presumíveis actos de terrorismo". A Reuters também afirma que o Supremo Tribunal de Espanha deverá investigar os esfaqueamentos como um possível ataque terrorista.

No Twitter, o chefe do governo espanhol, Pedro Sanchez, enviou as suas "mais sinceras condolências aos familiares do sacristão que morreu no terrível atentado em Algeciras" e desejou "uma rápida recuperação aos feridos".

O autarca de Algeciras declarou luto e convidou os munícipes a reunirem-se em sinal de "repúdio" a este atentado na quinta-feira em frente à igreja perto da qual o sacristão foi morto.

c/agências

Tópicos
pub