Estados Unidos aplicam sanções a empresa chinesa que ajudou Grupo Wagner

por RTP
Associados do Grupo Wagner sancionados pelos Estados Unidos Reuters

O Departamento do Tesouro norte-americano anunciou ter aplicado sanções a 16 entidades ligadas ao Grupo Wagner. A Spacety China é uma das empresas sancionadas por, alegadamente, ter providenciado ao grupo de mercenários russos tecnologia que mostrava imagens de satélite de várias localizações da Ucrânia, para ajudar nos esforços de guerra do grupo liderado por Yevgeny Prigozhin, aliado de Vladimir Putin.

A Spacety China deu ao Grupo Wagner uma tecnologia chamada Terra Tech. De origem russa, tem um radar que deu imagens de satélite de locais ucranianos e que deram oportunidade ao grupo de atacar em território da Ucrânia.

Em comunicado, o Departamento do Tesouro norte-americano explicou: “Estas imagens foram captadas para ajudar o Grupo Wagner em operações de combate na Ucrânia”. Para além de Pequim, os Estados Unidos também sancionaram os escritórios da Spacety China sediados no Luxemburgo.


No seu site, a Spacety China descreve-se como uma “pioneira” na venda de satélites com radares sintéticos que dão imagens de grande resolução com antenas mais pequenas e que quer todas as imagens do mundo acessíveis a um preço baixo para os clientes em todo o mundo.

O dono, Yang Feng, faz parte de um painel de especialistas que trabalham para o Ministério chinês da Ciência e Tecnologia. O portal da empresa lista os parceiros comerciais, muitos deles ligados ao Estado chinês.

Com as sanções norte-americanas, não poderão ser realizadas transferências, pagamentos ou exportação de nenhuma propriedade com origem nos Estados Unidos para as entidades que foram sancionadas.

A China tem mantido, desde o início da invasão russa em fevereiro do ano passado, uma posição neutra em relação à guerra em território ucraniano, sendo muito criticada pelos Estados Unidos e seus aliados por não criticar a ação russa.
Outras 15 entidades objeto de sanções

Para além da Spacety China, os Estados Unidos aplicaram sanções a mais 15 entidades, a maioria sediada na Rússia e que alegadamente estão ligadas ao Grupo Wagner. Empresas como a Sewa Security Services (da África Central) e Kratol Aviation (dos Emirados Árabes Unidos) foram sancionadas por terem dado ao grupo de mercenários equipamento e novos membros.

O grupo Wagner tem sido um dos mais importantes na manobra militar russa em território ucraniano, tendo pelo menos 50 mil pessoas a combater na Ucrânia, de acordo com a Casa Branca. Neste momento, está envolvida na tentativa de conquistar a cidade de Bakhmut.

O grupo é liderado por Yevgeny Prighozin, aliado de Vladimir Putin.

“As sanções aplicadas ao Grupo Wagner e também aos seus associados e outras empresas que têm facilitado a missão do complexo militar russo vão impedir a capacidade de Putin armar e equipar a sua máquina de guerra”, concluiu o Departamento do Tesouro norte-americano.
Tópicos
pub