Estados Unidos classificam viagens para Alemanha e Dinamarca como de alto risco

por Carla Quirino - RTP
Fabian Bimmer - Reuters

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos classificaram os dois países europeus como destinos de viagens de alto risco devido à vaga de Covid-19 que está a atingir o continente europeu. Os mercados de Natal alemães estão a ser cancelados por causa da quarta vaga e a Dinamarca está a avaliar novas restrições para conter a transmissão do vírus.

Os destinos que se enquadram na categoria "Covid-19 Muito Elevado" correspondem ao Nível 4 dos Centros de Controlo de Doenças (CCD). Um dos indicadores é o registo de mais de 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 28 dias.

A autoridade de saúde norte-americana recomenda que as pessoas evitem viajar para locais designados com esse aviso de "Nível 4".
Dinamarca e Alemanha passaram a figurar na lista de destinos com nível 4 na segunda-feira.

Número médio de novas infecções relatadas na Alemanha atinge um novo recorde com mais de 49.400 casos, diariamente.

A vacinação completa deverá ser um requisito para quem não poder adiar viagens para esses locais.


Thilo Schmuelgen - Reuters

"As taxas de transmissão são um indicador. Outro é quais as precauções que são necessárias e seguidas no lugar para onde se viaja. A terceira é o que se planeia fazer enquanto estiver lá", disse à CNN Leana Wen, médica de emergência e professora de política e gestão de saúde na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington.

"Se se planear visitar muitas atrações e ir a bares fechados, é muito diferente de ir para um lugar onde se pretende ficar na praia o dia todo e não interagir com mais ninguém", acrescentou a especialista.

A Alemanha já cancelou diversos mercados de Natal, bem conhecidos pela iluminação e bancas de venda que atraem multidões. Munique não vai ter o tradicional mercado de dezembro. Em Copenhaga, os famosos Jardins de Tivoli abriram a temporada de Natal na sexta-feira, mas as autoridades dinamarquesas estão a avaliar novas restrições devido às altas taxas de incidência da Covid-19.

De acordo com o CCD, ao passarem para a categoria de Covid-19 Muito Elevado, estes dois países juntam-se a Áustria, Bélgica, Costa Rica, República Checa, Holanda, Singapura, Turquia.

O Reino Unido mantém-se no nível 4 desde 19 de julho.

Ao todo, a autoridade de saúde norte-americana identifica cerca de 75 destinos a evitar devido ao aumento de casos.
Tópicos
pub