Estados Unidos inauguram embaixada em Jerusalém

por Antena 1

Foto: Ammar Awad - Reuters

A embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém é inaugurada esta segunda-feira, no dia em que os israelitas assinalam os 70 anos do Estado hebraico.

A decisão histórica foi anunciada por Donald Trump em dezembro, quando reconheceu Jerusalém como a capital de Israel. E tem sido muito criticada pela maioria da comunidade internacional, provocando já a revolta dos palestinianos, que também querem ver Jerusalém oriental como capital de um futuro Estado da Palestina.

Os detalhes deste gesto norte-americano são desfiados pelo o enviado especial da Antena 1 ao Médio Oriente, José Manuel Rosendo.

O líder da organização terrorista Al Qaeda também se insurge contra esta decisão e apela à "guerra santa" contra os Estados Unidos.

Num vídeo divulgado a poucas horas da mudança da embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém, Ayman Al-Zawahiri descreve os membros da Autoridade Nacional Palestiniana como "vendedores da Palestina" e considera que as negociações e o apaziguamento não serviram os palestinianos.

O líder da Al-Qaeda refere também que os países islâmicos falharam na defesa dos interesses dos muçulmanos ao integrarem as Nações Unidas, uma instituição que reconhece Israel.
pub