EM DIRETO
Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito no Médio Oriente

EUA. Cinco Estados democratas processam governo federal por congelamento de verbas

EUA. Cinco Estados democratas processam governo federal por congelamento de verbas

Cinco Estados norte-americanos governados por democratas apresentaram uma queixa contra o governo de Donald Trump, por esta lhes ter congelado dez mil milhões de dólares destinados a serviços sociais, anunciaram os seus procuradores na sexta-feira, em conferência de imprensa.

Lusa /
Foto: Tyrone Siu - Reuters

O congelamento de fundos destinados aos Estados de Califórnia, Colorado, Ilinóis, Nova Iorque e Minnesota, confirmado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos, vai aplicar-se a fundos para Assistência Temporal a Famílias Necessitadas (sete mil milhões de dólares), Desenvolvimentos de Cuidados Infantis (2,4 mil milhões de dólares) e outras subvenções de serviços sociais, no montante de 870 milhões de dólares.

Os procuradores estaduais querem que a decisão governamental seja declarada ilegal pelo tribunal e que a sua aplicação seja impedida.

"Mais uma vez, as famílias mais vulneráveis das nossas comunidades estão a suportar o peso da campanha de caos e represálias deste governo", indicou a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James.

"Depois de colocar em perigo a assistência alimentar e os cuidados médicos, este governo ameaça agora cortar os cuidados infantis e outros programas críticos de que dependem os pais para sustentar os filhos", destacou.

Detalhou que Nova Iorque recebe mais de 2,4 mil milhões em fundos para assistência direta em liquidez a mais de 200 mil famílias, para as ajudar a pagar a habitação, alimentação e outros consumos essenciais. Em 2025 recebeu 638 milhões de dólares para outros serviços sociais para crianças e adultos.

Os procuradores salientaram ainda que o governo Trump não deu qualquer justificação legítima para congelar os fundos e, se argumentou que é para evitar "potenciais fraudes", não apresentou qualquer prova, pelo que se entende que está a violar a lei e a Constituição.

Tópicos
PUB