Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

EUA encerram por 10 dias espaço aéreo de El Paso junto ao México sem explicações

EUA encerram por 10 dias espaço aéreo de El Paso junto ao México sem explicações

A Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana encerrou na terça-feira o espaço aéreo do Aeroporto Internacional de El Paso, no Texas, por 10 dias, alegando razões de segurança especiais, sem especificar.

Lusa /

A medida significa a suspensão de todos os voos com origem e para o aeroporto de El Paso, uma cidade que faz fronteira com o México.

Num aviso divulgado na página oficial na Internet, a FAA refere apenas que as restrições temporárias de voo se devem a "razões de segurança especiais", sem fornecer detalhes adicionais.

O encerramento não abrange o espaço aéreo mexicano, segundo a agência de notícias norte-americana The Associated Press (AP).

A entidade que gere o aeroporto informou nas redes sociais que todos os voos, incluindo comerciais, de carga e de aviação geral, estão suspensos desde o final de terça-feira até ao final de 20 de fevereiro.

A administração aeroportuária sugeriu que os passageiros contactassem as respetivas companhias aéreas para obterem informações atualizadas.

A suspensão deverá causar perturbações significativas, dada a duração da medida e a dimensão da área metropolitana.

El Paso, uma cidade fronteiriça com uma população de quase 700 mil habitantes, número que aumenta considerando a região metropolitana circundante, é um centro nevrálgico do comércio transfronteiriço, juntamente com a vizinha Ciudad Juárez, no México.

O aeroporto descreve-se como a principal porta de entrada para o oeste do Texas, o sul do Novo México e o norte do México.

É usado regularmente por companhias aéreas como a Southwest, United, American e Delta, entre outras, segundo a AP.

Tópicos
PUB