Forças Armadas preparam voo de apoio ao regresso de portugueses em Israel

por Inês Moreira Santos - RTP
Atef Safadi - EPA

O Ministério português dos Negócios Estrangeiros anunciou este domingo que foi decidido "enviar um avião da Força Aérea Portuguesa" para Israel, em apoio aos "portugueses que procuram sair do país". O Governo adianta que, até ao momento, não há registo de portugueses afetados diretamente pela escalada no território, mas foram sinalizados "cerca de 100 cidadãos nacionais, entre turistas e residentes" na região.

O envio de avião das Forças Armadas Portuguesas ainda está a aguardar "autorização para sobrevoo", começam por comunicar as autoridades portuguesas.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros esclarece que tendo em conta "as cada vez mais escassas opções que os voos comerciais oferecem, face à exponencial procura por parte de cidadãos de todas as partes do mundo, o Governo tomou a decisão de enviar um avião da Força Aérea Portuguesa, sob estreita coordenação do Comando Conjunto das Operações Militares do EMGFA, para Israel".

Quando for dada a autorização de sobrevoo, os cidadãos portugueses em Israel serão informados sobre "quando chegará o avião e quais os procedimentos a seguir"."Trata-se de uma missão que está a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional", é especificado.

Na sequência da escalada espoletada este sábado em Israel, "estão sinalizados cerca de 100 cidadãos nacionais, entre turistas e residentes, que contactaram o Gabinete de Emergência Consular apenas para assinalarem a sua presença no território, ou para solicitarem apoio na identificação de alternativas para a saída do país, as quais continuam a ser partilhadas".

O problema, nesta altura é o cancelamento das ligações aéreas. No caso da TAP, este domingo e na segunda-feira não há voos de e para Israel.

A RTP falou com David Nora, um estudante português que está a fazer o doutoramento na Universidade de Jerusalém e que quer regressar.
Números do Gabinete de Emergência Consular: +351 21 792 97 14; +351 96 170 64 72.
Tópicos
pub