Fundador da Dell doa 18 milhões de dólares para as vitimas do Harvey

Oriundo de um bairro de Houston, Michael Dell, que fez fortuna na informática, e a sua mulher, Susan, anunciaram esta sexta-feira um donativo pessoal de 18 milhões de dólares para lançar um Fundo de Reconstrução do Texas, destruído pela tempestade Harvey.

RTP /
Michael Dell em 2013 Jana Asenbrennerova - Reuters

O casal espera ainda reunir mais 100 milhões de dólares através da fundação Susan e Michael Dell e, para incentivar mais donativos, prometem doar mais um dólar por cada dois recolhidos durante o próximo fim de semana do Labour Day.Esta quinta-feira o Presidente dos estados Unidos, Donald Trump, anunciou que iria doar um milhão de dólares da sua fortuna pessoal para auxiliar as vítimas das inundações. A assessora de imprensa da Casa Branca anunciou aonda que o donativo do Presidente irá para a organização que os jornalistas aconselharem.

Michael Dell diz que foi levado a doar uma pequena parte da sua fortuna, avaliada em 23 mil milhões de dólares, quando viu na televisão imagens do seu bairro de Meyerland, em Houston, submerso pelas águas, à semelhança de muitas outras áreas da cidade texana.

Ao ver as ruas inundadas, incluindo as "de uma rua que eu seguia todos os dias de bicicleta para ir para escola",  Michele decidiu comprometer-se com o auxílio, contou à televisão ABC.

A sua mulher, Susan, explicou por seu lado que, ainda criança, fazia férias com a família nas cidades costeiras de Rockport e de Corpus Christi.

O Harvey fez 40 mortos na área de Houston, desde sexta-feira passada e causou inundações catastróficas, depois de fazer cair sobre o Estado norte-americano cerca de 40 biliões de litros de água.

Mais de 100.000 casas foram afetadas pela subida das águas e mais de 30.000 pessoas tiveram de ser realojadas em abrigos improvisados. Varias zonas estão sem eletricidade.

A tempestade passou depois para o Estado vizinho do Louisiana, provocando igualmente estragos extensos mas já perdeu força.

De acordo com a revista Forbes, Michal Dell é a 37ª pessoa mais rica do mundo.
PUB