Furacão Maria arrasou ilha de Dominica

por Jorge Almeida - RTP
Andres Martinez Casares - Reuters

O furacão Maria arrasou Dominica com a sua máxima força. A ilha de Martinica escapou praticamente ilesa. As ilhas Virgens dos Estados Unidos e britânicas preparam-se para o pior.

O furacão Maria passou pela ilha de Dominica na categoria 5, a sua máxima força, e deixou um rasto de morte e destruição.

Até ao momento ainda não se conhece se há vítimas mortais, mas o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, escreveu no Facebook que "os ventos varreram os telhados de quase todas as pessoas com quem falei ou entrei em contato". o primeiro-ministro argumentava que os habitantes “perderam tudo o que poderiam ter perdido”.

O furacão Maria devastou a ilha de Dominica. Grafismo: NHC

O Furacão Maria tem oscilado entre as categorias 4 e 5 e encontra-se cerca de 43 milhas (70 quilómetros) a sul de Guadalupe. As comunicações com a ilha estão interrompidas.



A ilha francesa de Martinica escapou praticamente ilesa à passagem do furacão, confirmou um responsável da proteção civil à agência Reuters.
Recolher obrigatório nas ilhas Virgens
Na rota do furacão Maria estão agora as ilhas Virgens dos Estados Unidos e britânicas e Porto Rico.

O governador das Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Kenneth Mapp, ordenou um recolher obrigatório a partir das 10h00 de terça-feira (hora local) e prevê que as ilhas deverão ficar sem eletricidade durante várias semanas.

As comunicações com as ilhas de Guadalupe estão interrompidas. Foto: Andres Martinez Casares - Reuters

Em Porto Rico, o governador Ricardo Rossello, pediu aos residentes da ilha através do Twitter, que se preparassem para a chegada da tempestade, escrevendo: "É a hora de ir para um refúgio com a família e os amigos”.

O furacão poderá ser o mais forte a atingir Porto Rico nos últimos 85 anos.
Tópicos
pub