Helicóptero da NATO abatido no Afeganistão

Quatro soldados americanos morreram quando o seu helicóptero foi abatido por fogo inimigo no Sul do Afeganistão. A NATO confirmou o derrube da aeronave, que foi entretanto reivindicado pelos rebeldes Talibã. As novas baixas coincidem com uma das semanas mais mortíferas para as tropas da Aliança Atlântica que combatem no Afeganistão.

RTP /

O helicóptero despenhou-se no distrito de Sangin na conturbada província de Helmand . Um porta-voz dos Talibã disse que a aeronave caiu num mercado local depois de ser atingida por dois rockets, disparados pelos militantes islâmicos.

Num primeiro momento a NATO confirmou que a aeronave tinha sido atingida por "fogo hostil" e que quatro soldados tinham perdido a vida mas não divulgou as nacionalidades dos mortos. Algumas horas depois, fontes da Aliança e um porta-voz dos Estados Unidos confirmaram tratar-se de militares americanos.

Algumas horas antes um outro soldado na NATO tinha sido morto por uma bomba improvisada colocada junto a uma estrada também no Sul do Afeganistão. Um número de baixas que, mesmo assim, ainda está longe do que se registou na passada segunda-feira: Dez mortos, o dia mais mortífero para as tropas internacionais no Afeganistão em mais de dois anos.

Ao todo são já 20 os mortos sofridos pela coligação desde o início da semana.Helicópteros caídos no Afeganistão
Abril 2010 - Helicóptero da NATO despenhou-se em Zabul, matando três soldados americanos. Talibã afirmaram ter derrubado o aparelho. Essa versão foi contestada pela NATO.

Agosto 2009 - Helicóptero militar britânico viu-se forçado a aterrar de emergência depois de ter sido alvo de fogo inimigo. Não houve baixas.

Julho 2009 - Helicóptero civil despenhou-se em Kandahar, matando 16 pessoas. NATO excluiu que tivesse havido envolvimento dos Talibã.

Julho 2008 - Helicóptero Blackhawk dos EUA foi abatido em Logar. Não houve baixas.

Maio  2007 - Helicóptero Chinook, de dois rotores despenhou-se em Kajaki, na província de Helmand , matando sete soldados. Nato diz que, possivelmente, foi alvo de fogo talibã.

Fonte:BBC                                               
Segundo os correspondentes locais, é durante a aterragem ou a descolagem que as condições são mais perigosas pois os aparelhos tornam-se vulneráveis aos disparos vindos de terra.

Ataque também no PaquistãoO derrube do helicóptero não foi o único revés para as forças da Aliança nas últimas horas

No vizinho Paquistão militantes locais atacaram um comboio de camiões que levava abastecimentos para as tropas no Afeganistão, matando sete pessoas e incendiando duas dezenas de veículos

O ataque provocou a destruição de material militar avaliado em milhões de dólares.

As operações da NATO no Afeganistão dependem em grande parte de comboios como este.

Cerca de três quatros dos abastecimentos necessários para o esforço de guerra são desembarcados no porto paquistanês de Karachi e transportados por via terrestre, para a fronteira Afegã.


Ver mapa maior
PUB