Hillary Clinton e Donald Trump favoritos para `super terça-feira`

Doze Estados norte-americanos e um território votam hoje na “super terça-feira”, um marco nas primárias rumo às presidenciais. Este é o dia que mais se aproxima de uma eleição à escala nacional. As sondagens apontam para que Donald Trump seja eleito o candidato Republicano às eleições de 8 de novembro. Do lado Democrata, a candidata deverá ser Hillary Clinton.

Cristina Sambado - RTP /
Chris Keane Reuters

Chama-se “Super terça-feira” (“Super Tuesday” em inglês) devido ao grande número de estados que realizam as eleições e, consequentemente, devido ao elevado número de delegados eleitos. Em jogo estão quase 1.700 delegados. 1.017 para os Democratas e 661 para os Republicanos.

Alabama, Arkansas, Colorado, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, Virginia, são os estados onde se realizam primárias, tanto do lado do Partido Republicano como do Partido Democrata.

O destaque vai para o Texas, onde os republicanos elegem 252 delegados e os republicanos 155. E as sondagens apontam para a vitória de Donald Trump pelo Partido Democrata e de Hillary Clinton pelo Partido Republicano.
Márcia Rodrigues, Ricardo Guerreiro - RTP


Hoje são também realizadas as primárias republicanas nos caucus (assembleias locais de eleitores) do Alaska e Wyoming.

Do lado do Partido Democrata, vão decorrer também eleições no território de Samoa Americana. A votação para os democratas residentes no estrangeiro, que atribui 17 delegados, também arranca esta terça-feira e decorre até 8 de março. Uma votação possível em 40 países.

Até 14 de julho, os eleitores vão eleger os delegados às convenções de cada partido. A Convenção do Partido Republicano vai decorrer entre 18 e 21 de julho em Cleveland (Ohio) e a do Pardido Democrata realiza-se entre 25 e 28 de julho em Filadélfia (Pensilvânia). As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para 8 de novembro.
Trump à frente do lado republicano
Dos doze candidatos iniciais às primárias republicanas, apenas cinco vão disputar esta Super terça-feira: Ted Cruz, Marco Rubio, Donald Trump, Bem Carson e John Kasich.

Donald Trump, o multimilionário de Nova Iorque, venceu as primárias nos Estados de New Hampshire, Carolina do Sul e o caucus de Nevada. Perdeu o caucus de Iowa para Ted Cruz.

Trump conquistou, até ao momento, o maior número de delegados (82) para a Convenção Republicana marcada para julho em Cleveland (Ohio). Ted Cruz e Marco Rubio contam com 17 delegados, John Kasich seis delegados e Ben Carson quatro.

Os quatro delegados atribuídos a Jeb Bush, que desistiu da corrida à nomeação republicana depois derrota nas primárias na Carolina do Sul, devem direcionar os seus votos na Convenção para outro dos candidatos.
Márcia Rodrigues, Ricardo Guerreiro - RTP

Para garantir a nomeação são necessários garantir pelo menos 1.237 dos 2.472 delegados republicanos.
Dois candidatos do lado democrata
Do lado do Partido Democrata, apenas dois pré-candidatos lutam pela nomeação para a convenção que vai decorrer em Filadélfia (Pensilvânia) entre 25 e 28 de julho, Hillary Clinton, ex-secretária de Estado e ex-primeira dama, e Bernie Sanders, senador independente de Vermont.

Hillary Clinton teve uma vitória à tangente no Estado de Iowa e venceu o do Nevada, tendo perdido a primária de New Hampshire para Bernie Sanders. Nestas primárias o numero de votos foi muito equilibrado, com a ex-secretária de Estado a conquistar 52 delegados e o senador de Vermont a conquistar 51 delegados.

No passado sábado, nas primárias democratas na Carolina do Sul, Hillary Clinton conquistou a sua maior vitória ao eleger 39 delegados contra 14 de Bernie Sanders.

Segunda-feira, Clinton e Sanders realizaram em Boston, Estado de Massachusetts, os últimos comícios, antes desta Super terça-feira.
Rita Colaço - Antena 1

Nas sondagens, os dois candidatos democratas estão praticamente lado a lado.

Para garantir a indigitação são necessários 2.383 dos 4.765 delegados presentes na Convenção Democrata.
Tópicos
PUB