Irão. Atentado em parada militar faz mais de 20 mortos

por RTP
Tasnim News Agenc via Reuters

Um atentado na cidade da Ahvaz, no sudoeste do território iraniano, fez pelo menos 29 mortos entre civis e militares. O ataque, que já foi reivindicado pelo Estado Islâmico, aconteceu durante uma parada militar do Exército dos Guardiões da Revolução Islâmica. Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas.

Os autores do atentado dispararam sobre os civis e tentaram depois chegar ao palanque onde estavam os oficiais. O ataque aconteceu às 9h00 locais (6h30 em Lisboa) e foi perpetrado por quatro homens, dois dos quais foram mortos e outros dois foram detidos, disse o vice-governador Ali-Hossein Hosseinzadeh.
 
Os atacantes usavam uniformes do Exército e dispararam a partir de um parque junto ao local onde decorria o desfile que assinala todos os anos o início da guerra entre Irão e Iraque (1980-1988).

Segundo a televisão estatal, pelo menos 29 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas.

A agência Insa refere que os homens armados que realizaram o ataque deverão estar ligados a um grupo separatista árabe, enquanto a televisão estatal descreveu os atacantes como "Takifiri", um termo antes usado para descrever o grupo extremista Estado Islâmico.

Horas depois do ataque, o grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque através da Amaq, um órgão de propaganda do grupo terrorista.

Em comunicado na página oficial da presidência iraniana, citado pela agência France-Presse, Hassan Rouhani assegura que "a resposta da república islâmica à ameaça será terrível".

"Aqueles que fornecem informações e apoio de propaganda a esses terroristas terão que responder por estes atos", refere ainda o Presidente iraniano.

No Twitter, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif acusa “regimes estrangeiros” aliados de Washington por este ataque.
 

“Estes terroristas foram recrutados, treinados e pagos por um regime estrangeiro no ataque de Ahvaz. O Irão considera que os patrocinadores regionais do terrorismo e os seus mestres norte-americanos são responsáveis por tais ataques”, reiterou o responsável pela diplomacia em Teerão.
 
“O Irão vai reagir de forma rápida e forma para defender as vidas iranianas”, acrescentou Javad Zarif, que referiu ainda que há "crianças e jornalistas" entre as vítimas.
 
Este ataque ocorreu na cidade de Ahvaz, capital da província de Khouzestan, uma região iraniana de maioria árabe. 

Para o Exército ideológico da República Islâmica, os atacantes estão ligados a um grupo separatista árabe apoiado “pela Arábia Saudita”.  
pub