Irão avisa EUA. "Devem controlar Israel" para impedir guerra no Médio Oriente

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão instou esta sexta-feira a Administração norte-americana a envidar esforços para "controlar Israel", sob pena de o conflito israelo-palestiniano se converter numa guerra regional. Destruir Gaza, avisou Hossein Amir-Abdollahian em Beirute, "é um erro grave".

RTP /
Ali Khamenei passa revista a militares durante uma cerimónia de graduação na academia Imam Ali, em Teerão Gabinete do Líder Supremo do Irão - WANA via Reuters

"A América quer permitir que Israel destrua Gaza e isso é um erro grave", afirmou Amir-Abdollahian no decurso de uma deslocação ao Líbano, em declarações citadas pela France Presse.

"Se os americanos querem impedir o desenvolvimento da guerra na região, devem controlar Israel", acentuou o chefe da diplomacia iraniana.Na sequência da ofensiva de que foi alvo no passado sábado, Israel propôs-se erradicar o movimento radical palestiniano Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

"Se os crimes israelitas não forem travados, não sabemos o que vai acontecer", advertiu ainda o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros.

Ainda segundo Amir-Abdollahian, "a segurança e a paz no Líbano são importantes" para o regime dos ayatollahs, num momento em que cresce o receio de que o Hezbollah xiita libanês venha a constituir uma nova frente contra o Estado hebraico.

O reacender do conflito israelo-palestiniano causou já perto de três mil mortos em ambos os lados e meio milhão de deslocados na Faixa de Gaza.

Classificado como organização terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido, o Hamas tomou em 2007 o controlo da Faixa de Gaza, após um conflito fratricida com a Fatah, movimento que domina a Autoridade Palestiniana e cujo poder está circunscrito à Cisjordânia.

c/ AFP e Lusa

PUB