Irão responde a Trump: "Somos vítimas de terrorismo", representante dos EUA abandonou a sala

Irão responde a Trump: "Somos vítimas de terrorismo", representante dos EUA abandonou a sala

O presidente do Irão discursou esta quarta-feira perante a Assembleia Geral da ONU. Masoud Pezeskhian respondeu às palavras de Trump, que no dia anterior ameaçou "aniquilar" o país. O representante dos Estados Unidos abandonou a sala durante a intervenção do presidente iraniano.

RTP / Adicionar como fonte informativa
Foto: Mike Segar - RTP

“O presidente norte-americano descreveu-nos como terroristas. Temos sido vítimas de terrorismo”, afirmou Pezeskhian. 

Acusou Washington de “bombardear uma escola” e afirmou que “crianças morreram sob as bombas dos Estados Unidos e Israel”. Acrescenta que o Irão “não vai curvar a cabeça” e respondeu, mas “não atingiu população civil”.

“Aqueles que são terroristas, treinam e protegem terroristas descrevem-nos como tal. Apenas nos defendemos. Não somos terroristas”, reiterou, mostrando fotografias de vítimas do ataque norte-americano contra a escola primária de Minab, a 28 de fevereiro., que provocou 150 mortos. 

Foi neste momento que o representante norte-americano se levantou e abandonou a Assembleia Geral das Nações Unidas, em protesto. 

Sobre as armas nucleares, o presidente iraniano vincou que o Irão “não irá desistir” de um programa nuclear para fins pacíficos. 

“Dizemos claramente que não queremos armas nucleares e não queremos limitações a tecnologia nuclear pacífica”, afirmou.

A respeito do Estreito de Ormuz, o presidente iraniano assinalou que o país não irá permitir que esta zona estratégica seja utilizada para uma "agressão" e para "impor insegurança" na região. 


PUB