Mundo
Guerra no Médio Oriente
Israel afirma que um dos corpos entregues pelo Hamas não pertencia a Shiri Bibas
O exército israelita disse esta quinta-feira que dois corpos libertados pelo Hamas foram identificados como sendo Ariel e Kfir Bibas, duas crianças com quatro anos e nove meses na altura do sequestro a 7 de outubro de 2023. No entanto, o terceiro corpo libertado não era o de Shiri Bibas, a mãe das crianças, cujo corpo também deveria ter sido libertado, e que não pertencia a nenhum outro refém. O corpo continua por identificar.
Ao lado do corpo das duas crianças estaria Shriri Bibas, mãe das duas crianças, e de Oded Lifshitz, um ativista de 84 anos, de acordo com o movimento islamita palestiniano Hamas.
Mas durante a autópsia "verificou-se que o outro corpo entregue não pertencia a Shiri Bibas e não correspondia a nenhuma outra pessoa sequestrada. Trata-se de um corpo não identificado", segundo o exército de Israel que denunciou "uma violação flagrante" do acordo de cessar-fogo por parte do Hamas.
As autoridades israelitas avançam ainda que as duas crianças, cujos corpos foram entregues esta quinta-feira a Israel, foram mortas pelos seus raptores durante o cativeiro e não durante os bombardeamentos israelitas, como afirmou o Hamas.
"Ariel e Kfir Bibas foram brutalmente assassinados em cativeiro em novembro de 2023 por terroristas palestinianos", declarou um porta-voz do exército israelita.
c/agências