James Webb dá a conhecer a galáxia mais distante jamais vista

O telescópio espacial James Webb captou a imagem da galáxia mais longínqua alguma vez vislumbrada na Terra: a uma distância 13,5 mil milhões de anos.

Antena 1 /

Captação do JWST de um grupo de cinco galáxias que aparecem próximas umas das outras no céu / Foto: NASA/Reuters

Uma semana depois de ter revelado as primeira imagens tiradas do espaço, o James Webb dá a conhecer esta descoberta importante.

Com o nome GLASS-z13, esta galáxia aparece tal como era cerca de 300 milhões de anos após o Big Bang, 100 milhões de anos mais nova do que o registo anterior, explicou à agência France Presse (AFP) Rohan Naidu, o principal autor de um estudo que analisa dados das primeiras observações do James Webb, do Centro de Astrofísica de Harvard.

Em astronomia, ver ao longe é como voltar atrás no tempo. A luz do Sol, por exemplo, leva oito minutos para chegar até à Terra e, por isso, é vista como era há oito minutos.

Ao observar o mais longe possível, é possível ver os objetos como eram há muitos milhões de anos. A luz desta galáxia foi emitida há 13,5 mil milhões de anos.

Uma observação espacial e das primeiras na missão deste novo telescópio que vai continuar a observar as primeiras galáxias formadas após o Big Bang, ocorrido há 13,8 mil milhões de anos, e que certamente vai encantar cientistas e astrónomos.
PUB