Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Sabes qual é o alcance das gotículas de um espirro? Há uma resposta científica e a distância é surpreendente: as mais pequenas - superam uma distância de 70 centímetros em menos de um segundo, sendo que podem chegar a alcançar seis metros. O Estudo foi feito pelo MIT.

Para chegar a estes números o grupo de investigadores pediu a duas pessoas que esquecessem a etiqueta e espirrassem sem cerimónia várias dezenas de vezes e registaram as imagens em vídeo.

Os dados, publicados no 'Journal of Fluids Mechanics' mostram como os espirros são poderosos veículos de agentes patogénicos, isto é, de doenças. Um espirro sem mão a bloquear a difusão de gotículas consegue contaminar facilmente toda uma sala.

Mais assustador ainda. As gotículas de um espirro, de diversos tamanhos, viajam no interior de uma nuvem composta de gás, de ar quente e húmido. Ao sair da boca, essa nuvem dispersa-se em vários sentidos e o ar quente e húmido permite que suba e alcance os sistemas de ventilação, podendo circular através deles e chegar até outros espaços.

No Jornalíssimo desta semana Joana Fillol fala ainda de um novo edifício que está marcar a paisagem da segunda maior cidade alemã, Hamburgo.

a cidade portuária com um sem-número de canais, como Amesterdão ou Veneza, acaba de inaugurar a Filarmónica do Elba, um projeto ambicioso dos arquitetos suíços Herzog & de Meuron.

Dependendo da perspetiva, a construção assemelha-se tanto a um barco que flutua sobre as águas do rio Elba, como a uma onda. Uma onda de um mar encrespado, agitado, como foi o processo de construção desta Elbphilarmonie - demorou dez anos a ficar pronta (mais sete do que o previsto) e custou dez vezes mais do que o acordado, quase 800 milhões de euros.

O resultado é uma habitação de luxo para a música - não apenas clássica, como a que marcou o concerto de inauguração no dia 11 de janeiro de 2017.

No seu interior, a "Elphi" - o nome porque é já carinhosamente tratada pelos alemães - tem uma das melhores salas de concerto do mundo, um sonho para músicos e público.

Os 2100 lugares sentados estão distribuídos em diferentes patamares a toda a volta do palco, permitindo diminuir a largura da sala e aproximar o público dos músicos. As condições acústicas foram pensadas por um dos maiores especialistas da área, o japonês Yasuhisa Toyita. Milhares de painéis sonoros e um revestimento especial, branco e irregular do chão ao teto, garantem um som de excelência.

quem visitar a cidade nos próximos tempos dificilmente conseguirá lugar para assistir a um dos muitos concertos agendados - esgotaram todos.

O primeiro português a tocar na nova Filarmónica de Hamburgo é o jovem clarinetista Horácio Ferreira, no dia 2 de fevereiro. O músico é apresentado como um talento emergente, com um trabalho reconhecido por diversas Fundações e concursos internacionais.

Em www.jornalissimo.com é ainda possível conhecer os resultados do desafio lançado a semana passada no Jornal 2: Como gastar as verbas que o Ministério da Educação reserva no seu Orçamento Participativo para as Escolas.

Aos alunos do 8º ao 12º que participaram no inquérito ideias não faltam. A mudança mais mencionada tem a ver com informática: faltam melhores computadores. A criação ou melhoria de espaços de convívio é, também, muito referida.

A proposta para esta semana aborda outra questão: Carta de condução aos 16 ou aos 18 anos? Quem responde no site do Jornalíssimo são os mais novos.
pub