Kiev ataca Rússia com `drones` horas antes das conversações de Istambul
A Rússia disse esta segunda-feira que abateu 162 `drones` ucranianos, a maioria dos quais nas regiões de Kursk e Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. Ataques que acontecem na altura em que devem ter início em Istambul novas conversações diretas entre russos e ucranianos.
"Os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram 162 `drones` ucranianos" entre o final da tarde e a noite de domingo, disse hoje o Ministério da Defesa russo em comunicado.
Entretanto, a delegação ucraniana chegou a Istambul hoje de manhã para a segunda sessão de conversações com os enviados russos, disse à à Agência France Presse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Heorhi Tykhyi.
O encontro deve começar às 13h00 (10h00 em Lisboa) e vai tentar alcançar um acordo de paz que ponha fim à invasão desencadeada em fevereiro de 2022 por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin.
Rubio e Lavrov ao telefone
De acordo com fontes oficiais dos Estados Unidos, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov mantiveram hoje mesmo uma conversa telefónica sobre o encontro diplomático na Turquia.
A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que Marco Rubio aproveitou o telefonema, realizado a pedido da Rússia, para transmitir a Lavrov a posição do Presidente norte-americano, Donald Trump, para conversações no sentido de ser alcançada "uma paz duradoura".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo indicou em comunicado que no mesmo contacto telefónico foi discutida a situação "da crise em torno da Ucrânia", incluindo uma troca de pontos de vista sobre várias iniciativas relativas a uma eventual solução política que não foi especificada.
c/Lusa