Kiev reivindica eliminação de agentes russos suspeitos de assassínio de coronel ucraniano

Agentes dos serviços secretos ucranianos mataram, no domingo, membros de uma célula dos serviços secretos russos suspeitos de terem matado a tiro um coronel ucraniano na semana passada, informou o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

RTP /
Imagens de vigilância mostram Ivan Voronych momentos antes de ser baleado em Kiev Ukrainska Pravda via Reuters

"Esta manhã, foi conduzida uma operação especial, durante a qual os membros da célula de agentes do FSB russo começaram a resistir e, por isso, foram eliminados", anunciou o SBU em comunicado, partilhado no Telegram.

A agência afirmou no comunicado que a operação tinha como objetivo a detenção dos agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia, que acredita serem responsáveis pelo assassinato do coronel Ivan Voronych, do SBU, em Kiev, na passada quinta-feira.

O SBU afirmou que duas pessoas (um homem e uma mulher) eram suspeitas de terem morto Voronych, sem detalhar, no entanto, quantos alegados agentes do FSB foram mortos no domingo. O alto responsável de segurança ucraniano foi morto a tiro num parque de estacionamento residencial em Kiev na quinta-feira passada.

Voronych estava envolvido em operações secretas em territórios da Ucrânia ocupados pela Rússia e teria ajudado a organizar a incursão surpresa da Ucrânia na região russa de Kursk no ano passado.

De acordo com o SBU, os alegados assassinos tentaram "esconder-se" após o homicídio de quinta-feira, mas foram localizados pelo SBU e pela polícia.

A SBU é a principal agência de segurança e de inteligência do Governo ucraniano, mas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, tem desempenhado um papel proeminente em operações especiais contra Moscovo, incluindo assassinatos e ataques de sabotagem.

As autoridades russas ainda não comentaram esta operação do Serviço de Segurança da Ucrânia.

Após uma série de fortes ataques em toda a Ucrânia envolvendo centenas de drones explosivos, a Rússia lançou 60 drones durante a noite de domingo, segundo avançou a Força Aérea Ucraniana. Destes, 20 deles foram abatidos e outros 20 foram bloqueados.

Esta segunda-feira, o Ministério russo da Defesa anunciou que as forças russas assumiram o controlo de duas aldeias no leste da Ucrânia, Malynivka, na região de Zaporizhzhya, e Mayak, na região de Donetsk.

c/ agências
PUB