Leonel de Carvalho defende resposta conjunta aos refugiados

por Sandra Henriques

Foto: Stoyan Nenov/Reuters

O antigo secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança considera que é preciso coordenação internacional no caso dos migrantes que Portugal vai acolher.

“O Governo terá que encontrar uma solução conjunta, mas isto é mais ao nível europeu, mas sobretudo – no meu entender – ao nível das Nações Unidas”, afirma Leonel de Carvalho à Antena 1.

O antigo responsável refere que “têm que ser encontradas soluções conjuntas, que passam por vários ministérios”. “Relativamente ao número de refugiados a acolher por Portugal acho que é um número que é razoável e temos condições para os acolher desde que não atinja um número excessivo”, acrescenta.

O Diário de Notícias desta manhã conta que o Executivo está a preparar o acolhimento de 1500 refugiados que Portugal vai receber.

O grupo de trabalho está definido num projeto de despacho a que o jornal teve acesso, do qual fazem parte cinco ministérios – Administração Interna, Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Negócios Estrangeiros, Saúde e Educação –, para além do Alto Comissariado para as Migrações.



pub