Líderes dos partidos timorenses encabeçam listas de candidatos às legislativas

por Lusa
As listas dos partidos candidatos às eleições legislativas em Timor-Leste estão fechadas Foto: Element5 Digital via Unsplash

A entrada do ex-comandante das forças armadas, Lere Anan Timur, e a saída de um dos críticos da atual liderança da Fretilin, José Somotxo, são duas das novidades da participação do maior partido timorense nas legislativas do país.

As listas dos partidos candidatos ao voto, a que a Lusa teve acesso, mostram igualmente mexidas noutras forças políticas, com estreantes nos lugares de topo, a saída de vários atuais deputados e a ausência de alguns membros do atual governo.

No caso da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), que controla 23 lugares no parlamento, a lista é encabeçada pelo secretário-geral e presidente do partido, respetivamente Mari Alkatiri e Francisco Guterres Lú-Olo, ex-chefe de Estado e ex-chefe do parlamento.

No caso do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), a lista é encabeçada pelo presidente do partido, Xanana Gusmão, seguido do secretário-geral, Francisco Kalbuadi Lay e da deputada Maria Teresinha Viegas, com o atual chefe da bancada, Duarte Nunes, em quarto.

A lista da atual terceira força política no parlamento, o Partido Libertação Popular (PLP), que tem oito lugares, é encabeçada pelo atual primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, a que se segue Hélder Freitas, a atual vice-presidente do parlamento, Angelina Sarmento.

No caso do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) - cinco lugares no atual parlamento - a lista é encabeçada pela sua presidente, Armanda Berta dos Santos, seguindo António Verdial de Sousa (atual vice-presidente do parlamento) e António Verdial Ferreira.

No Partido Democrático (PD) - cinco lugares no parlamento - há várias mudanças, com a saída da lista de vários dos atuais deputados, com destaque para Adriano do Nascimento, uma das vozes mais críticas do partido, e que chegou a pretender ser candidato presidencial em 2022.

A lista é encabeça pelo presidente e secretário-geral, respetivamente Mariano Sabino e António da Conceição, seguidos de Maria Teresa Gusmão, Alexandrino Nunes, Júlio do Carmo e Sancha Margarida Tilman.

No sábado, o plenário do Tribunal de Recurso validou a lista final de 17 partidos políticos, a grande maioria sem qualquer representação parlamentar, que são candidatos às eleições legislativas timorenses de 21 de maio.

O único estreante na lista é o Partido Os Verdes de Timor, que se registou no ano passado.

Apenas oito dos 18 partidos concorrentes têm atual representação parlamentar, nomeadamente a Fretilin (23 deputados), CNRT (21), PLP (8), KHUNTO e PD (cinco cada), e UDT, FM, PUDD (com um cada), sendo que os últimos três se apresentam em coligação pré-eleitoral em 2018.

Nas eleições de 21 de maio não haverá qualquer coligação pré-eleitoral, depois de o Tribunal de Recurso chumbar as três coligações propostas.

O acórdão com a lista final de partidos vai ser publicado esta segunda-feira no Jornal da República e o sorteio para a sua colocação no boletim de voto decorre esta semana.

 

 

 

Tópicos
pub