"Maior centro comercial português em França" vai abrir em Saint-Maximin

por Lusa

Paris, 17 jan (Lusa) - A cidade de Saint-Maximin, nos arredores de Paris, vai ter "o maior centro comercial português em França", de acordo com um dos promotores do projeto, Carlos de Matos, que se associou ao proprietário da marca Prim`land, José Gaspar.

A inauguração oficial do centro comercial "Prim`land Saint-Maximin" deverá acontecer "8 a 10 dias antes da Páscoa", ainda que possa ser aberto ao público "em finais de janeiro, princípios de fevereiro", explicou Carlos de Matos à Lusa.

O espaço vai constituir o novo investimento em França da marca portuguesa Prim`land, do empresário José Gaspar, que começou com um supermercado em Romainville, na zona de Paris, em 1988, e que abriu um supermercado em Bruxelas, na Bélgica, em 2015, tendo ainda, atualmente, duas lojas em Livry-Gargan, nos arredores de Paris.

O centro comercial luso em Saint-Maximin, que vai ter 4500m2, vai ter "o máximo de produtos portugueses", com um supermercado, uma queijaria, um talho tradicional, uma peixaria, uma padaria, uma garrafeira e um restaurante que vai abrir numa segunda fase.

José Gaspar, que veio para França em 1970, com 13 anos, e que começou o negócio pelas feiras durante 20 anos, acrescentou à Lusa que o novo centro vai empregar "no mínimo 70 pessoas para começar" e que a garrafeira vai ter "a maior escolha de vinhos portugueses em França".

"É um sonho, sim, a abertura do centro, mas a gente não se contenta nos nossos supermercados em Bruxelas e Paris só com produtos portugueses. Fazemos o peixe e carne tradicional e o nosso forte são os frutos e legumes frescos, seja de Portugal ou da União Europeia. Temos fruta de época", afirmou José Gaspar, de 60 anos.

O espaço vai ficar situado na zona comercial de Creil-Saint-Maximin, "uma zona de 55 hectares, que existe desde 1979, com restaurantes do mundo inteiro e cujo último terreno disponível foi adquirido" para este projeto, acrescentou Carlos de Matos, que reside em França desde 1969 e lidera há mais de 20 anos o grupo imobiliário Saint Germain que construiu o edifício que vai abrigar o centro comercial luso.

O empresário adiantou que esta zona comercial tem "um potencial de 250 mil consumidores anuais" e que fica "a 20 minutos do aeroporto Charles de Gaulle", numa cidade cujo "presidente da câmara gosta muito dos portugueses".

A cidade de Saint-Maximin fica situada a cerca de 60 quilómetros a norte de Paris, no distrito de Oise, está geminada com a vila portuguesa de Figueiró dos Vinhos e é conhecida pelas suas pedreiras.

Tópicos
pub