Médicos italianos avisam colegas europeus: "Preparem-se. Vai ser duro"

por RTP
Médicos italianos numa zona de triagem Reuters

Numa carta enviada para colegas europeus, a que o jornal britânico The Independent teve acesso, médicos italianos alertam que o que está a acontecer no país pode atingir outros países. "Preparam-se", dizem. "Vai ser duro".

No documento, assinado por vários médicos italianos, lê-se que que cerca de 10 por cento de todas as pessoas infetadas com o novo coronavírus precisam de cuidados intensivos. Estes especialistas dizem que os hospitais estão com dificuldade em dar resposta.

Na nota, que foi enviada para a Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos, especialistas das Universidade de Milão revelam o difícil que tem sido tratar os doentes.

Há várias pessoas que têm de ser internadas com falhas severas do pulmão e com necessidade de ventilação como suporte para conseguirem respirar.

Dizem ainda que é vital que os hospitais estejam preparados com equipamento de proteção e que os médicos devem ser instruídos sobre como os utilizar.

"Vai ser duro. Vai ser difícil", dizem. Uma das preocupações que apontam é a possibilidade de os próprios profissionais de saúde ficaram infetados.

Um dos médicos diz que pessoas mais novas também estão a ser atingidas. As idades dos doentes varia entre os 46 e os 83 anos. Apesar de tudo, apenas uma pequena parte acaba por desenvolver problemas graves, dizem os médicos italianos.
pub