Milhares de agricultores protestam em Bruxelas contra acordo com o Mercosul

Milhares de agricultores protestam em Bruxelas contra a política europeia para a Agricultura: contestam o orçamento para o setor e o acordo comercial com países latino-americanos.

Inês Moreira Santos - RTP /
Yves Herman - Reuters

É uma das maiores concentrações do setor mesmo no centro de Bruxelas, milhares de agricultores dos vários países na União Europeia juntaram-se em protesto desde as primeiras horas da manhã. 

Houve já confrontos entre os manifestantes e a polícia e há centenas de tratores a bloquear estradas de acesso à capital belga.
Jornal da Tarde | 18 de dezembro de 2025

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia receberam também esta manhã, representantes dos agricultores da UE.Numa mensagem divulgada nas redes sociais no final do encontro, António Costa, classificou a reunião como "boa e produtiva".

“Em tempos de incerteza, os nossos agricultores precisam de fiabilidade e apoio e a Europa estará sempre ao lado deles com um apoio forte e sustentado no orçamento da União Europeia (UE)”, acrescentou ainda o antigo primeiro-ministro português.

Os protestos são contra o acordo entre a União Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Os manifestantes rejeitam ainda eventuais cortes previstos para a Política Agrícola Comum (PAC) no próximo Quadro Financeiro Multianual (2028-2034).

O acordo com o Mercosul e a respetiva cláusula de segurança para os agricultores europeus deverá ser discutido e aprovado na sexta-feira pelos Estados-membros, por maioria qualificada, permitindo que Ursula von der Leyen viaje para o Brasil no sábado para assinar um acordo que levou 25 anos a fechar.

Um grupo de países, liderado pela França, rejeita o acordo, tendo a Itália um papel decisivo para haver uma minoria de bloqueio (têm de representara 65 por cento da população da UE).
Tópicos
PUB