Morreu antigo ministro Ding Guangen

por Lusa

Pequim, 23 jul (Lusa) -- O político chinês Ding Guangen, ministro dos caminhos-de-ferro nos anos 1980 e responsável da propaganda do Partido Comunista na década seguinte, morreu domingo aos 83 anos, revela hoje o diário South China Morning Post, que se publica em Hong Kong.

Ding Guangen foi ministro entre 1985 e 1988 - quando Deng Xiaoping ainda era o mentor do desenvolvimento do país -- e, mais tarde, chefe da propaganda do partido comunista entre 1992 e 2002, quando Jiang Zemin era presidente.

Nascido em 1929, Ding Guangen formou-se em engenharia na universidade de Jiaotong, de Xangai, e aderiu ao partido comunista em 1956, trabalhando nas décadas seguintes no Ministério dos Caminhos-de-ferro que viria a dirigir.

Apesar de considerado um dos principais aliados de Deng Xiaoping, uma série de acidentes ferroviários durante o tempo que esteve à frente do Ministério prejudicaram a sua imagem, até que se demitiu depois da morte de 88 pessoas no descarrilamento de um comboio entre Kunming e Xangai, em 1988.

No entanto, poucos anos depois recuperava o poder ao ser colocado como dirigente do departamento de propaganda, depois de alguns anos a dirigir o Gabinete dos Assuntos de Taiwan.

À frente do departamento de propaganda, Ding Guangen mostrou-se um político conservador e partidário de um elevado controlo eguia da opinião pública chinesa mediante a censura e a propaganda, uma forma de estar que o colocou em conflito com políticos mais moderados com o então primeiro-ministro Zhu ROngji.

 

Tópicos
pub