Moscovo diz ter abatido dois drones ucranianos que visavam infraestruturas civis na Rússia

por RTP
Sergei Shoigu, ministro russo da Defesa, durante uma visita a militares destacados na Ucrânia a 17 de janeiro de 2023. Ministério russo da Defesa via Reuters

O Ministério russo da Defesa anunciou esta terça-feira que abateu dois drones ucranianos durante a noite. Os dois objetivos visavam infraestruturas civis no sul da Rússia, nas regiões de Krasnodar e Adiguésia. Outro drone foi abatido em Kolomna, a cerca de 110 quilómetros de Moscovo.

"O regime de Kiev tentou atacar locais de infraestruturas civis na região de Krasnodar e na República da Adiguésia com drones", indicou o Ministério russo da Defesa em comunicado. "Os dois drones foram neutralizados" e não causaram danos, acrescentaram ainda as autoridades russas.

De acordo com a agência France Presse, que cita o governador local, outro drone caiu esta terça-feira na região de Moscovo. O drone em causa tinha "provavelmente" como alvo infraestruturas civis.

O governador Andrei Vorobyov indicou no Telegram que não há registo de vítimas ou danos. O drone em causa caiu junto à cidade de Gubastovo, cerca de 100 quilómetros a sul de Moscovo.

Entretanto, de acordo com a agência RIA Novosti, que cita os serviços de emergência locais, um drone foi abatido junto a uma estação de distribuição de gás, perto da cidade de Kolomna, a 110 quilómetros de Moscovo.

De acordo com o governador da cidade, não houve registo de vítimas ou danos a infraestruturas.

Estas informações surgem no mesmo dia em que as autoridades da região de Bryansk, junto à fronteira com a Ucrânia, anunciaram durante a manhã que um drone ucraniano tinha sido abatido.

De acordo com o governador da região, Alexander Bogomaz, o incidente não causou "nem vítimas nem danos", segundo garantiu através do Telegram.

Também nas últimas horas, as autoridades de Belgorod confirmaram que foram identificados os destroços de três drones junto a uma área residencial na capital da região.

Já esta manhã, o aeroporto Pulkovo, em São Petersburgo, suspendeu temporariamente os voos na manhã desta terça-feira devido à presença de um "objeto não-identificado", idêntico a um drone. O tráfego aéreo já foi entretanto retomado, mas as autoridades locais da segunda maior cidade da Rússia não apresentaram os motivos da suspensão.

O Ministério russo da Defesa indicou entretanto que houve exercícios de defesa aérea que envolveram aviões de interceção na sequência da suspensão de voos no aeroporto de Pulkovo. 
Tópicos
pub