Murro na caricatura de Xi. Crachá da Força Aérea de Taiwan com o Winnie-the-Pooh torna-se viral

Um crachá usado por alguns pilotos da Força Aérea de Taiwan considerado uma mensagem de desafio ao presidente chinês Xi Jinping, que é frequentemente comparado ao urso dos desenhos animados, tornou-se viral. O distintivo mostra um urso negro originário da ilha a dar um soco no rosto de Winnie-the-Pooh.

Cristina Sambado - RTP /
Carlos Garcia Rawlins - Reuters

Os censores chineses há muito que têm como alvo as representações de Winnie-the-Pooh, criadas pelo autor britânico A. A. Milne, devido a memes na internet que comparam o urso fictício a Xi.

O crachá mostra um furioso urso negro da Formosa, segurando a bandeira de Taiwan a esmurrar o urso fictício Winnie-the-Pooh, com a frase "Scramble!" [que pode ser traduzido como subida ou atropelo], numa referência aos pilotos taiwaneses que nos últimos três anos têm estado em prontidão devido ao envio de vários aviões de guerra chineses para a zona de identificação aérea da ilha.
A China deu início há três dias de exercícios militares em Taiwan, após a presidente Tsai Ing-wen ter regressado dos EUA onde se encontro com o presidente da Câmara dos Representantes Kevin McCarthy, apesar dos avisos de Pequim.
O patch produzido com dois fundos diferentes tem ainda mais duas mensagens. No de fundo vermelho está escrito “abertos 24 horas por dia, sete dias por semana” e no azul “luta pela liberdade”.

O ameaçado urso negro da Formosa é visto como um símbolo da identidade taiwanesa. Taiwan era anteriormente conhecido internacionalmente como Ilha Formosa.

O autor do crachá, Alec Hsu revelou que o está a vender na loja desde o início de 2022, mas que as encomendas dispararam desde que a agência noticiosa de Taiwan publicou no sábado uma fotografia do patch na farda de um piloto a inspecionar um caça da Força Aérea taiwanesa. Entre os clientes estão civis e militares.

“Queria impulsionar o moral das nossas tropas através da criação deste crachá”, acrescentou Alec Hsu.

Em declarações à Reuters, a Força Aérea de Taiwan revelou que apesar de não “encorajar particularmente” o uso do crachá, que não faz parte do uniforme, vai “manter uma atitude aberta” em relação a tudo o que levante o moral dos pilotos.

A China que considera que governou democraticamente Taiwan como seu território e não exclui a possibilidades de tomar a ilha à força. O governo de Tsai tem rejeitado as reivindicações de Pequim e afirma que só o povo taiwanês pode decidir o seu futuro.
O boneco Winnie-the-Pooh já tinha sido usado para satirizar Xi Jinping em outras ocasiões, os filmes sobre o famoso urso de desenhos animados foram mesmo censurados na China.

A personagem tem vindo a ser usada como uma forma de protesto contra o regime de Pequim e a sua imagem para ridicularizar o presidente chinês em várias manifestações.
PUB