Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Musk sob pressão. CEO da Tesla pede desculpa a mergulhador

por RTP
Ações da Tesla caíram quase três por cento depois dos comentários no Twitter Aaron Bernstein - Reuters

“A culpa é minha e só minha”, disse o número um da Tesla depois de vários investidores da empresa terem exigido um pedido de desculpa ao mergulhador que resgatou os menores tailandeses.

Depois de ter chamado o mergulhador Vernon Unsworth de “pedófilo” no Twitter, Elon Musk foi alvo de vários comentários e insultos e apagou os tweets. Quando os menores e o treinador da equipa de futebol aprisionados da gruta de Tham Luang foram descobertos, o presidente executivo da Tesla deslocou-se à Tailândia para oferecer ajuda com um submarino. Mas Narongsak Osatanakorn, chefe da operação de resgate, pôs de parte a utilização do aparelho.Vários acionistas e investidores consideraram imaturo o comportamento de Musk.


Unsworth disse que o gesto de Musk não passou de um “golpe de relações públicas”. Por sua vez, o CEO disse que ia publicar um vídeo para provar que o submarino teria sido uma boa ajuda. Na passada segunda-feira o mergulhador disse ao Guardian que “estava surpreso e muito zangado” com a acusação.

Musk e a própria Tesla ficaram em silêncio depois de o CEO ter apagado os tweets. Num e-mail remetido na terça-feira ao mesmo diário britânico, James Anderson, sócio da Baillie Gifford – quarta maior acionista da Tesla – escreveu: “Estou frustado porque o que realmente importa está a ser ofuscado e prejudicado por isto”.

Ainda segundo o Guardian, Musk tem sido alvo, nos últimos meses, de uma barragem de comentários e críticas no Twitter pelos seus ataques a jornalistas e detratores. Parte destas críticas surgiu depois de os trabalhadores da Tesla terem questionado as condições de segurança laboral.O mergulhador Vernon Unsworth pondera levar Elon Musk à justiça.


Gene Munster, chefe de investigação da Loup Ventures, endereçou “uma carta aberta a Elon Musk” no site da empresa, em nome de investidores que acreditam no objetivo de acelerar a produção de energia sustentável. Os “comportamentos preocupantes estão a afetar a confiança dos investidores”, escreveu.

“O caminho para recuperar a confiança do investidor é uma viagem. Começa com um pedido de desculpas”, defendeu Munster. As ações da Tesla caíram quase três por cento depois dos comentários no Twitter.


Já o investidor Jing Zhao foi ao ponto de propor a saída de Musk da liderança da Tesla, cargo que ocupa desde 2004. Zhao acredita que a intenção de ajudar os menores tailandeses fosse boa, mas contrapõe que "resgates humanitários são tarefas profissionais".

Kevin Holland, diretor da empresa Solar Shed, adiantava na segunda-feira ao Washington Post que se escusaria a promover os produtos da Tesla e pediu a outras empresas de energia solar que fizessem o mesmo. O diretor da empresa escreveu no Twitter: “Basta um pedido de desculpas do Sr. Musk e eu reverto a decisão.”




pub