Nicolau Santos aponta para as consequências negativas que o conflito na Ucrânia vai ter em todo o mundo

por Antena 1

Foto: Lusa

Na análise do comentador de Economia da Antena 1, o aumento da tensão na Ucrânia terá efeitos económicos graves em todo o mundo, incluindo em Portugal, que precisa de estabilidade. Esta segunda feira, as principais bolsas europeias seguiam a cair, depois do agravamento da tensão política entre a Ucrânia e a Rússia, após Vladimir Putin ter pedido autorização ao Parlamento para enviar militarespara a região ucraniana de Crimeia.

Cerca das 08:20 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia em baixa de 1,97%, para 3.087,29 pontos. Londres, Paris e Frankfurt seguiam igualmente em terreno negativo, com perdas de 0,63%, 1,73% e 2,38%, respetivamente. Madrid e Milão seguiam igualmente em queda acentuada, com perdas de 2,02% e 2,3%. A bolsa de Lisboa seguia também em terreno negativo, a perder 1,27%, para 7.262,66 pontos.

Os mercados estão a negociar por todo o mundo pressionados pela tensão provocada pela intervenção militar russa na Ucrânia, com os mercados asiáticos a encerrarem no vermelho. Em Moscovo, o principal índice bolsista (RTS) sofria uma quebra de 9,51%.
pub