Nobel da Paz para Maria Ressa e Dmitry Muratov

por Alexandre Brito - RTP
DR

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021, foi esta manhã anunciado, "pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e paz duradouras".

"A senhora Ressa e o senhor Muratov recebem o Prémio Nobel da Paz pela sua corajosa batalha pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia", disse Berit Reiss-Andersen do Comité Nobel norueguês.

"Ao mesmo tempo, eles representam os jornalistas que lutam por este ideal num mundo onde a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, acrescentou.

Disse ainda a presidente do Comité Nobel Norueguês, Berit Reiss-Andersen, que "sem liberdade de expressão e liberdade de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso no nosso tempo. A atribuição deste ano do Prémio Nobel da Paz está, por isso, firmemente ancorada nas disposições da vontade de Alfred Nobel", acrescentou.
Dmitry Muratov, um dos fundadores e editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta, de 59 anos, "defendeu por décadas a liberdade de expressão na Rússia em condições cada vez mais difíceis", enfatizou o júri do Nobel.

Já Maria Ressa, de 58 anos, que co-fundou o meio de comunicação social de investigação Rappler, em 2012, “usa a liberdade de expressão para denunciar abusos de poder e crescente autoritarismo no seu país natal, as Filipinas”, liderado por Rodrigo Duterte.

O Prémio Nobel da Paz vai ser entregue no dia da morte de Alfred Nobel, a 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega.
Este ano existiam 329 candidatos, dos quais 234 eram pessoas individuais e 95 organizações. Um número ligeiramente superior ao do ano passado - 317. 

Nem os nomes dos nomeados nem de quem os propôs a nomeação são divulgados até que passem 50 anos. Só são entretanto conhecidos se forem divulgados diretamente por quem os propõe.

Os laureados do Nobel da Paz vão receber o prémio de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), para além de um diploma e uma medalha.
pub