Nova Zelândia. Auckland em estado de emergência devido a cheias

por RTP
Auckland está a ser devastada por cheias Duane Moyle - Reuters

O estado de emergência foi declarado em Auckland, capital da Nova Zelândia, depois de chuvas torrenciais que causaram cheias e o caos na cidade. Os residentes mais afetados foram retirados das suas casas e evacuados. As previsões dizem que as chuvas fortes vão continuar durante a noite.

Um concerto de Elton John também teve de ser cancelado e o presidente da câmara de Auckland prevê que a noite seja difícil na capital neozelandesa.

Vai ser uma noite horrível para milhares de habitantes de Auckland e para as suas famílias. Os meus pensamentos estão todos aqueles que foram afetados na capital, incluindo muitos daqueles cujas casas tiveram de ser evacuados e vão ter uma noite difícil”, disse Wayne Brown depois de declarar o estado de emergência.

Chris Hipkins, primeiro-ministro neozelandês, disse esta sexta-feira que todas as autoridades governamentais estão em coordenação para poder ajudar numa situação de “circunstâncias extraordinárias”.

“A resposta à emergência está a caminho e o governo está pronto para dar assistência como for necessário”.

O ministro da Defesa, Kieran McAnulty, lembrou o estado de emergência declarado e pediu às populações que sigam as instruções das autoridades.

“Estarei em contacto com a Agência de Emergência Nacional durante a noite. Estou consciente do número de pessoas que foram evacuadas e que estão a receber a assistência que necessitam. Peço às populações para seguirem os conselhos das autoridades e procurar pelas últimas informações emitidas”.

A polícia de Auckland explicou que o serviço telefónico ficou assoberbado com o número de chamadas recebida e pediram para que uma chamada seja realizada apenas em situações de ameaça de morte.

As redes sociais têm mostrado vídeos do trabalho que polícia e bombeiros têm tido para resgatar pessoas afetadas pelas cheias, não havendo ainda números de quantas pessoas foram salvas até agora. O aeroporto internacional de Auckland foi encerrado e muitas autoestradas afetadas pelas chuvas têm tido longas filas de trânsito.
Tópicos
pub