O avião comercial da Delta que entrou e saiu do furacão Irma
Uma corrida contra o tempo. Um Boeing 737 da Delta Airlines partiu de Nova Iorque, aterrou em San Juan, Porto Rico, para recolher os passageiros e regressou a Nova Iorque. Para isso teve que passar por aquele que já é considerado o maior furacão de sempre no Oceano Atlântico.
Através do Flight Radar 24, uma aplicação que permite seguir todos os voos comerciais no mundo, o voo DC 431 foi acompanhado com muita atenção.
A primeira imagem mostra o aparelho já a caminho de Porto Rico, com a tempestade bem ali ao lado. Nesta altura, Jason Rabinowitz, um entusiasta pela aviação, colocava um tweet onde pergunta: "Quer mesmo voar durante um furacão de categoria 5?"
As informações disponíveis na altura diziam que o voo tinha saído 34 minutos atrasado de Nova Iorque. Um dado relevante uma vez que os pilotos estavam claramente numa corrida contra o Irma.You really want to fly into SJU during a category 5 hurricane, DL431?
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Everyone else has turned around. pic.twitter.com/nHdChvYh2Y
Apesar da situação meteorológica anormal, especialistas em aviação dizem que a situação estava controlada, e que o voo foi autorizado porque ainda existiam condições seguras para viajar.
O comandante lá conseguiu aterrar em San Juan. A primeira parte do objetivo final tinha sido concretizada.
DL431 is going for it.
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Latest METAR: 35011G20KT pic.twitter.com/MqNgVPenQ8
Faltava a outra metade. Já em terra, os passageiros entraram rapidamente para o avião, de acordo com a informação disponível, conseguiu levantar voo 24 minutos antes do previsto.
Ali ao lado, o Irma aproximava-se rapidamente. Nesta altura, o comandante do aparelho já estava na pista pronto para levantar voo.
Here they go! DL302 now taxiing for takeoff before #Irma gets really bad. pic.twitter.com/CNfk5L6oaa
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Uma vez mais, imagens captadas pelo Flight Radar 24 revelam o momento em que o Boeing 737 da Delta Airlines levanta voo, de regresso a Nova Iorque, com 173 pessoas a bordo.
Imagens entretanto reveladas mostram o momento em que o Boeing 737 deixa a pisa de Porto Rico.Takeoff! An absolutely amazing job here by @Delta forecasters, dispatchers, flight and ground crews. Full flight back up to JFK.#Irma pic.twitter.com/sSulqA8g7t
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Com enorme mestria, o piloto do avião fura o céu por entre os espaços mais calmos deixados pela tempestade.
Pouco depois percebia-se que o comandante do Boeing 737 conseguiu fazer aquilo que poucos achavam possível. Passou pela tempestade com um regresso calmo no resto da viagem.Now DL302 has to climb out of SJU, and they're doing so between the outer band of #Irma and the core of the storn. Amazing stuff. pic.twitter.com/lOq9Te5DO6
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Aterrou em Nova Iorque, o destino final, 46 minutos antes do horário previsto.Well, that's the end of that story. DL302 is reaching the edge of #Irma's outer bands.
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Guess the flight crew serves lunch now...? pic.twitter.com/IDTV3WuLd5
Há registo de outros voos que tentaram o mesmo, mas tiveram que voltar para trás por causa do mau tempo.
A few flights attempted to squeak into @AeropuertoSJU ahead of Hurricane #Irma
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 6 de setembro de 2017
Too late. 2x @JetBlue & 1 @AmericanAir flight turning around pic.twitter.com/ssGLh5EFCp