OMS lança Comissão sobre Conexão Social para lutar contra a solidão
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quarta-feira a criação de uma Comissão Internacional para a Conexão Social para lutar contra a epidemia da solidão, que considerou "uma ameaça premente para a saúde". Durante os próximos três anos, a comissão vai abordar a solidão como uma ameaça global e urgente para a saúde, promover a conexão social como uma prioridade e acelerar a ampliação de soluções em países de todo o mundo.
Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta é “a primeira iniciativa global para combater a epidemia da solidão” que “ajudará a estabelecer a conexão social como uma prioridade de saúde global e a partilhar as intervenções mais promissoras”, afirmou numa conferência de imprensa.
O isolamento social e a solidão são fenómenos generalizados que afetam a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades e em todo o mundo, ao contrário da perceção que afeta apenas pessoas mais velhas nos países desenvolvidos. De acordo com dados avançados pela OMS, uma em cada quatro pessoas idosas sofre de isolamento social em todas as regiões do mundo e entre cinco a 15 por cento dos adolescentes também sofre de solidão.
No âmbito desta iniciativa, a OMS alertou para os riscos que o isolamento social e a solidão têm na saúde, numa publicação na rede social X.#DYK - Social isolation and loneliness were such risks to health?
— World Health Organization (WHO) (@WHO) November 16, 2023
WHO is leading global efforts to improve social connection and the world's health.
🆕 WHO Commission on Social Connection - led by @Surgeon_General & @AU_YouthEnvoy
More https://t.co/NHcvN60XeM pic.twitter.com/MoMmpUpBJM